Um nome de domínio para todos

Por André Ataíde em 06/11/2019.

- Atualização em 31/05/2021 -
Aparentemente o serviço de domínios gratuitos do Freenom.com não está mais operacional para registro de novos domínios, informando sempre, como resposta, problemas técnicos. Os domínios que já estão registrados em sua conta Freenom.com continuam funcionando normalmente até o momento.

Nesta atividade, vamos registrar um nome de domínio gratuito para nosso projeto. Ele será usado para acessar nosso site de forma intuitiva e permanente, além de permitir a criação de contas de e-mail personalizadas.

 O que é um "Nome de Domínio"?

Um "nome de domínio" é o nome do seu site, conjunto de sites, de uma rede, intranet, etc. Nomes de domínio são usados para localizar e identificar computadores na Internet e nas redes locais. Por exemplo: 

 O nome de domínio também é o nome da organização em uma conta de e-mail, ou seja, o que vem após o “@”. Por exemplo:

Nomes de domínio foram desenvolvidos e usados ​​para identificar entidades na Internet, em vez de usar endereços IP. É o endereço onde os usuários da Internet podem acessar recursos da sua rede de forma fácil e intuitiva. Esses mesmos recursos poderiam ser acessados por endereços IP, mas lembrar e guardar nomes é muito mais fácil do que lembrar e guardar números.

Esses passos descrevem o registro de um domínio gratuito, com validade de 12 meses (renováveis). Para registrar domínios pagos com terminações ".com" e ".com.br", por exemplo, pesquise sobre o tipo de domínio e como registrar. O processo é bem parecido!

Domínios gratuitos no Freenom

O Freenom é um serviço de "registrar" que se propõe a fornecer gratuitamente, um nome de domínio totalmente gerenciável. Como tudo que é gratuito, ele tem suas limitações e "esquisitices", mas para os cases onde vamos hospedar pequenos sites e fazer experimentos, dá e sobra. Lembre-se que o Freenom apenas disponibiliza um nome de domínio para você, ele não hospeda o site ou gerencia sua conta de e-mail. Isso fica à cargo de outros serviços que conheceremos em outras oportunidades.

Vamos então colocar a mão-na-massa!

Durante a pesquisa por um nome, NÃO digite um prefixo (www) ou a extensão (.com, .net, .com.br, …). Por exemplo, procure por "meusite" e nunca por "www.meusite.com".

Preferencialmente, use somente letras minúsculas no nome do domínio, evitando números, espaços, acentos e outros caracteres especiais. Além de mais fáceis de memorizar, nomes usando somente letras evitam incompatibilidades entre serviços.

Após a verificação, deve aparecer [✔ Selecionado] ao lado do domínio escolhido;

O tempo máximo gratuito é 12 meses (12 Months @ Free), mas pode ser renovado antes do final desse período.

Você também pode usar um dos botões de login social neste instante; os procedimentos não mudam.

É comum essa mensagem demorar uns minutos para chegar, mas se demorar muito, repita o processo verificando se usou o endereço de e-mail correto.

Todos os campos devem ser preenchidos, inclusive "Company Name" e "Phone Number".

Dica: seja rápido e certeiro na solução do "Captcha" e clique no botão [Verificar].

Como você já tem uma conta no Freenom.com, pode registrar outros domínios gratuitos e pagos, gerenciando-os pela mesma conta.

Apontando o domínio para seu site

Agora que você tem o domínio gratuito registrado, é importante apontá-lo para algum lugar, senão, ele para de funcionar em alguns dias. Se você já tem um site, blog ou algo parecido na Internet, basta apontar o domínio para este local. Se ainda não tem, crie um site temporário em um serviço de hospedagem gratuito como Wix.com ou Google Sites e aponte seu domínio para lá.

Vamos aos passos:

Você verá uma lista dos domínios que você registrou (óbvio, se registrou mais de um).

Agora, quando você acessar o seu "Nome de Domínio" pelo navegador, ele vai redirecionar para o seu site.

Se seu site suporta nomes de domínio personalizados, como é o caso do Google Sites e outros serviços, você pode usar as configurações avançadas para usar seu domínio, mas veremos isso em outro artigo.

Conclusão

Pode ser um processo confuso no começo, mas a prática leva à especialização. Se você pretende ser um desenvolvedor web e fazer a manutenção dos sites dos seus clientes, esse processo de registrar e manter domínios é uma rotina importante.

O próximo passo é ligar seu domínio ao seu site, mas veremos isso em outra atividade.