Formulário de Contatos no Google Sites

Por André Ataíde em 24/03/2024

Uma das ferramentas mais comuns e mais importantes em qualquer site tradicional é um formulário de contatos. Este recurso não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também uma porta de entrada para estabelecer conexões valiosas com seu público-alvo. Um formulário de contatos bem projetado permite que visitantes do site entrem em contato de maneira conveniente, fornecendo um canal direto para perguntas, comentários ou solicitações de informações. Além disso, facilita a coleta de dados essenciais sobre seus usuários, auxiliando na compreensão de suas necessidades e interesses.

Ao integrar um formulário de contatos em seu site, você não só demonstra profissionalismo, mas também demonstra compromisso em oferecer um serviço de qualidade e em manter uma comunicação aberta e acessível.

Neste artigo, conhecemos o Google Sites, um serviço de criação e hospedagem de sites estáticos oferecido pelo Google onde você pode criar um pequeno site temático e publicá-lo na Internet em algumas horas, de forma gratuita e sem a necessidade de programação. Neste tutorial, vamos criar um Google Form e integrá-lo ao nosso site criado no Google Site, com algumas configurações práticas adicionais.

Criando o formulário de contatos 

Estamos supondo que você já tem um site publicado na Internet pelo Google Sites, se ainda não tem, neste artigo, lhe damos os passos iniciais para criar um site sem a necessidade de programar.

Novo formulário em branco.

Adicionando campos e outros recursos

Na página do formulário em branco:

Nomeando o formulário e criando o campo para o nome do remetente.

Observe que o tipo de campo, ao lado do nome dele, tem o valor "Resposta curta", o que permite inserir apenas uma linha de texto, suficiente para o usuário preencher seu nome.

Validando o preenchimento do e-mail.

O formulário está pronto, mas, você pode querer editar, modificar ou melhorar alguma coisa. É possível ver como o formulário será visto pelos usuários, clicando no olho  👁  na parte superior da página. Observe que os campos obrigatórios recebem um * vermelho ao lado dos títulos deles.

Clique no olho para abrir um "preview" do formulário.

Otimizando o formulário

De volta à página de edição, vamos otimizar este formulário:

Olá!

Seu contato foi enviado com sucesso.

Obrigado...

Ajustando a mensagem de resposta ao usuário.

Melhorando o tema

Se você quiser, pode alterar as cores e as fontes do formulário de forma a se adaptar melhor ao visual do seu site. Para isso, clique na "paleta de pintura"  🎨  que fica ao lado do olho, na parte superior. Não são muitas opções, mas, dá para o gasto.

Salvando as respostas

Quando o formulário for publicado e respondido pelos usuários, você receberá, por padrão, os envios deles na guia "Respostas", logo acima do formulário, sempre na página de edição deste.

Porém, vamos usar uma abordagem mais profissional, salvando os resultados em uma planilha do Google. Outra vantagem dessa abordagem é que podemos receber um e-mail sempre que alguém responde ao formulário:

Ativando as notificações por e-mail.

Para ativar as notificações por e-mail:

Agora, sempre que alguém lhe enviar um contato pelo formulário, você será avisado pelo e-mail associado ao Google Drive e poderá acessar a planilha que está na mesma pasta que o formulário. Observe que a planilha já registra a data do contato automaticamente.

Definindo como serão as notificações.

Publicando o formulário no Google Site

Se o formulário já está do jeitinho que você quer (ou pode), está no hora de publicá-lo no seu site. Siga os passos:

Já temos o formulário na página e ele já é funcional, mas antes…

Ajustes finos no design

Primeiramente, posicione o formulário horizontalmente usando o recurso das colunas do editor de páginas do Google Sites como guias.

Observe que o formulário é cortado na vertical quando vemos o preview da página. Para evitar isso, principalmente nos dispositivos de tela estreita:

Uma sugestão de página de contatos incluindo redes sociais.

Conclusão

Se tudo deu certo, crien links no seu site apontando para a página que contém o formulário de contatos sempre que precisar e publique as alterações no site. Não esqueça de testar seu formulário e verificar se as notificações por e-mail funcionam.

Quer ainda mais dicas de Google Sites e família? Fale conosco!

Comentários

😥 Nenhum comentário ainda!

🚩 Seja a(o) primeira(o) a comentar!