4 de agosto de 2011

Falamos no telefone via Gmail

Ligações telefônicas via GmailNesta semana o Google liberou para diversos países, incluindo o Brasil, o serviço de chamadas telefônicas via VoIP - Voice over Internet Protocol - o famoso Google Voice, um pretenso concorrente ao popular Skype, atualmente pertencente à Microsoft. O lançamento também é uma resposta clara ao novo serviço VoIP/chat disponibilizado recentemente pelo Facebook.

O acesso às ligações é bem fácil, feito diretamente pela interface do Gmail, onde, ao clicar no link "Google Voice Chamar Telefone", abre-se do lado direito um "dialer" para teclar o número desejado, além de outras funções.

Acesso ao Google Voice

O serviço é pré-pago, sendo necessário adicionar créditos à sua conta, mas os valores são bem similares e até menores do que os do Skype. Os créditos são recarregados via Google Ckeckout, clone pobre do PayPal o serviço de pagamentos do Google, com a única opção de 10 dólares, por enquanto.

Tarifas Google Voice

Testamos o serviço, fazendo ligações para celulares e linhas fixas aqui do Rio e de São Paulo, e funcionou razoavelmente bem. Algumas vezes falha na primeira tentativa, mas funcionou na maioria dos casos. Nota-se apenas um atraso (delay) nas conversas, o que já é um fenômeno típico e conhecido das linhas VoIP.

Ficou faltando receber chamadas de telefones comuns, já que o serviço ainda não oferece um número de telefone para nossa conta, mas você pode usar a lista de contatos do próprio Gmail para localizar a pessoa com quem quer falar ou discar um número não cadastrado na lista. O serviço registra os números discados, os valores cobrados e ainda avisa se seus créditos estiverem perto de acabar.

Tarifa Google Voice para o Rio

Com tarifas bem interessantes, mesmo para ligações locais (?), o Google Voice também está disponível para domínios do Google Apps, podendo se tornar uma opção muito interessante para empresas.

Nota: nas ligações é necessário colocar o código do pais, seguido do DDD do estado e só depois o número. Exemplo: ao ligar para o número 3456-7890 no Rio de Janeiro, disque 0552134567890, onde 055 é o código do Brasil, 21 é o DDD do Rio e 34567890 é o telefone da vovozinha com o qual deseja falar.

Boas chamadas, e aproveite para comentar...

2 comentários neste post

O quanto à latência, não bastaria priorizar o tráfego de dados para os protocolos suportados? PS.: tenho a certeza absoluta de que muitas operadoras que oferecem banda-larga não farão tais ajustes... &;-D

Muito bom. Excelente.

João Roberto (aluno Senac Tec. Mant.)

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.