O problema das empresas que começam a engatinhar nas nuvens (odiava este termo!), seja com um simples site, Facebook, Twitter, blog, Orkut e tudo mais, é que eles não levam a sério essa "brincadeira".
Já vi exemplos de patrões que colocam o filho (ou o sobrinho) de 15 anos ou a secretária "espancadora de teclados" para atualizar o Twitter ou mesmo construir e manter um site ou perfil no Facebook. Não levam à serio o poder que a web tem, mesmo para pequenos negócios locais.
Em meu dia-a-dia profissional, tenho que lidar com esposas cuidando do marketing e filhos de 16 e 18 anos cuidando da T.I. da empresa da família sem a mínima noção do que significam estes termos. Obviamente, não são nada profissionais...
E ainda tem o "dono" da empresa, que só vive reclamando que a concorrência é desleal, que os negócios vão mau e por isso, não querem pagar mais de "50 conto" para fazer um site ou consertar um velho Pentium II, pois, mais que isso é um absurdo…
"Garaio"! Que vontade de dar uma tapa!Enquanto "nossas" pequenas e médias empresas tiverem essa cultura de que TI é parte "secundária" (ou mais inferior) do negócio, as multinacionais, S.A.s e grandes empreendimentos vão continuar crescendo e minguando os pequenos porque investem pesado em T.I.
Não acredita? Vide bancos, lojas online "de verdade" ou braços online de grandes lojas físicas e principalmente, um dos agentes de arrecadação de impostos mais eficientes e informatizados do mundo, a Receita Federal do Brasil.
Até as "casas dos baianos" ou as "casas do vídeo", cujo público alvo está na camada menos privilegiada da população, tiveram estratégias das mais impressionantes em termos de vendas online e já estão entre as primeiras na Internet.
Indo mais além, sempre vemos em programas de TV, palestras e na própria web que camelôs e pequenos magazines e serviços também estão se dando bem porque tiveram
Vou rogar uma praga tecnofóbica: Pequenos e médios, se toquem! Contratem profissionais, gente competente para fazer sua T.I., seja local ou online, ou vocês estarão fora do mercado em alguns "meses" (não, não são anos)…
3 comentários neste post
Perfeito, você contextualizou bem meu texto, na sua área, de TI!
Deixe-me advinhar... tio André já está prontinho para oferecer os seus serviços? Malandro, heim! &;-D
"Deixe-me advinhar... tio André já está prontinho para oferecer os seus serviços? Malandro, heim!"
Tio Ednei, existe um "limbo", um grande e vasto vazio entre "malandragem" e "profissionalismo" ;-)
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