13 de março de 2011

E passou o carnaval…

Nós, criamos no Brasil, uma cultura de que as coisas por aqui só começam a "funcionar" depois do Carnaval. Muitos profissionais que estão fora do mercado e recém formados que querem ingressar nele, criaram expectativas de conseguir uma vaga de trabalho ou estágio após as festividades.
"- E muitos até aproveitaram pra tirar férias não-remuneradas e pularam bastante no carnaval".
Passaram-se meses e muitos não conseguiram ver esse "boom" do mercado, ou seja, as coisas ficaram na mesma e a tal recessão continuou. Teve gente que entrou em depressão, outros pensaram em mudar de área e houveram até os que foram pra fila de futuros garis da CONLURB (Companhia de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro) e até mesmo prestaram concurso pra coveiro no Paraná. Nada contra essas profissões e profissionais, mas, "cada um na sua área".

Mas, será que o mercado está tão ruim que as empresas de informática não estão contratando? Ou será que os profissionais não estão sabendo onde procurar?

Recentemente, fiz uma pesquisa rápida e informal com empresas de informática e descobri que muitas dessas empresas estão à espera dos profissionais. Então, porque os profissionais não chegam até essas empresas?

Fui então aos profissionais que conseguiram suas vagas e consegui algumas dicas pra você ingressar no mercado de tecnologia da informação.

Essas são algumas dicas pra você que está procurando um estágio ou emprego na área de informática, principalmente manutenção de computadores e redes. Observe que são apenas dicas, não uma regra para conseguir emprego:
  • Não perca muito tempo procurando em jornais de classificados, você raramente achará vagas para essas áreas nesses veículos.
  • Faça muitos currículos, bem escritos e formatados e envie-os por correio, a cargo da diretoria ou departamento responsável pelo recrutamento de profissionais ou entregue diretamente nas empresas.
  • Não fique parado, esperando que a vaga apareça. Esse tipo de mercado exige profissionais ativos, que "corram atrás", então, vá a empresa e se apresente. Divulgue para seus amigos, colegas e parentes que você quer trabalhar em certa área, e demonstre a eles que você tem conhecimento pra isso.
  • Uma boa dica é descobrir pessoas conhecidas que trabalham em empresas do ramo pretendido e pedir que elas entreguem o seu currículo. Você sempre encontra, um vizinho, amigo ou parente que conhece alguém que trabalha no ramo. Veja com essa pessoa uma forma de entrar em contato com o tal conhecido. Entre em contato, explique sua situação e peça que ele entregue seu currículo na empresa. Às vezes, só pelo fato de entrar em contato com a pessoa e se apresentar, você já garante sua vaga, pois a empresa já pode estar atrás do profissional.
  • Aproveite seu tempo ocioso para estudar, pesquisar, fazer cursos e participar de palestras e eventos. Aproveite esses locais para divulgar seu desejo de trabalhar e suas qualificações.
  • A Internet é uma ferramenta essencial aqui. Use seu tempo em frente ao computador para se desenvolver e absorver conhecimento. Deixe os viciantes bate-papos, joguinhos, sites pornô e do "Big-Brother" pra quando você estiver empregado e ganhando dinheiro pra sustentar tais "vícios".
  • Use seu tempo também pra fazer "bicos". Conserte computadores e instale redes de amigos, parentes e vizinhos. Isso garante um dinheirinho, experiência e, acredite, boas indicações para empresas. Um cliente satisfeito, sempre te indicará para outros clientes e até mesmo para aquele amigo empresário que está precisando de um técnico na empresa.
  • Crie uma rede de amigos com as mesmas capacidades e conhecimentos que você e em outras áreas e dividam os serviços. Instalações de redes, por exemplo, necessitam de mais de uma pessoa para fazer. Pessoas capacitadas trabalhando juntas fazem um serviço melhor e garantem boas indicações no futuro.
Pode até surgir aí uma sociedade e, ao invés de procurar empregos, tornar-se um empregador. Muitas empresas do ramo começaram assim.

É isso! As vagas existem sim, mas você tem que saber onde procurar. Dê sempre uma olhada em nosso site e fórum onde sempre estamos atualizando muitas dicas sobre emprego e estágio.

Mande suas dicas também. Elas podem ajudar a (re)colocar profissionais no mercado e aumentar sua rede de amigos!

Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.

1 comentários neste post

Inclusive, recomendo cadastrarem-se no LinkedIn! &;-D

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.