5 de fevereiro de 2011

PC cancerígeno?

Já faz muito tempo que nas minhas aulas e palestras sobre segurança e saúde no trabalho, falo sobre o perigo de se usar PCs abertos.

O problema estaria relacionado com as altas frequências, altas potências e com o calor gerado por nossos computadores e é similar aos supostos problemas causados pelos celulares, fornos de microondas, antenas de emissoras de rádio, por exemplo, onde as altas freqüências podem penetrar nos tecidos causando deformações genéticas nas células, levando ao câncer…

Sempre que falo isso os alunos ficam de “olhos arregalados” e muitos duvidam, até porque temos poucas informações a respeito. “Acho que não seria bom para os fabricantes divulgarem que seus PCs podem causar câncer!”. Pois agora tenho algo para ajudar em minhas conclusões. O site Info Online divulgou uma notícia da agência Reuters de Nova York que a IBM está sendo processada por causa de mortes de funcionários das linhas de produção de computadores.

Segundo a notícia, o câncer é a causa de boa parte das mortes além de esclerose múltipla, mal de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (eita!). As causas seriam exposição a solventes e produtos químicos; metais como arsênio, níquel e crômio, muito usados em baterias e soldas; campos eletromagnéticos, como luz ultravioleta, radiofreqüência e radiação de raios X.

É importante observar que os técnicos também estão expostos aos mesmos problemas durante a manutenção de computadores e outros dispositivos, por isso, medidas de segurança são fundamentas nos trabalhos diários desses profissionais.

Já para o usuário, aquele que está com o micro no dia-a-dia, é essencial trabalhar com o gabinete bem fechado. O fato de ele ser de metal evita o “vazamento” da radiofreqüência danosa. Uma boa instalação elétrica com um bom aterramento também se torna fundamental na medida em que os nossos computadores ficam mais rápidos e consomem mais energia.

Só para assustar os alunos costumo dizer: “Já fui a algumas LANhouses onde os computadores ficavam abertos. A desculpa do dono é que melhora a ventilação. Os jogadores mais viciados chegavam a ficar com um dos lados do rosto e um dos braços mais avermelhado que o outro. Justamente o lado virado para o computador aberto!”

Não haveria um fundo de verdade nisso? Eu é que não quero testar para saber. Só frequento LANhouses sadias e passo protetor solar antes!

PS: Protetor solar contra raios X foi de lascar, não foi?
Referências:
Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.