11 de fevereiro de 2011

Desligando a rede via USB


Como usuário e profissional de tecnologia, confesso que sou ávido consumidor de eletricidade, daqueles que, quando falta energia, procura logo uma lanterninha para ficar piscando até que a energia retorne. Mas sou consciente da necessidade de usar a eletricidade, afinal, gastos excessivos acabam afetando, não só o meio ambiente e disponibilidade da energia, como meu próprio bolso...

Faço muitos downloads, o que força computador e equipamentos de rede a ficarem ligados por longos períodos, o que me fez investir faz um bom tempo em um nettop, um PC pequeno e de consumo bem baixo que é dedicado às tarefas de download.

Outro upgrade que fiz e que causa curiosodade nas visitas é a possibilidade de desconectar todos os equipamentos da rede elétrica ao desligar o PC de downloads, toda a rede (modem e switch) e a própria fonte do PC é desligada. Para isso,engatilhei instalei um relê em um filtro de linha desses baratinhos, controlado pela porta USB do PC de downloads.
A ideia é a seguinte: ao desligar o PC, seja remotamente, através de um programa ou manualmente, ele também desligará o filtro de linha onde conectamos os componentes da rede como switch, modem e roteador.
E antes que perguntem, só dá para desligar a energia elétrica. Para religar tudo, é necessário atuar na chave liga-desliga do filtro de linha novamente.

Como usar?

Simples: conecte o cabo USB no PC, ligue o filtro de linha normalmente e coloque o PC e os outros componentes em funcionamento. Se quiser usar a função de "desligar via USB", desligue o filtro de linha e o restante continuará funcionando até que o PC seja desligado, daí, tudo se apaga...

Se não quiser usar a função, desconecte o cabo USB do PC e o filtro de linha volta a ser um "filtro normal".

Lista de material

Já aviso que é preciso ter um mínimo de conhecimento técnico para construir a aplicação. Em caso de dúvidas, consulte alguém mais experiente.


"Pseudo" filtro de linha
usado no exemplo.
Seguem a lista de componentes e as dicas para quem quiser se aventurar. Vamos precisar dos seguintes materiais (devidamente comentados):

Filtro de linha ou régua de tomadas
Como filtro de linha "de verdade" é coisa rara nesse país de sacanas, pode ser um modelo desses baratinhos de régua de tomadas tipo "engana trouxa", mas tem que ter espaço para instalar o relé dentro, então escolha com cuidado.
Cabo USB
Do tipo usado em impressoras com uma ponta tipo "A" (chata) e outra tipo "B" (quadrada). Provavelmente você tem um ou dois sobrando em casa.
Relé

Relés permitem controlar
grandes cargas.
Esse é o componente mais crítico. Use um relé bom e de preferência novo. Ele tem que ter uma bobina de 5 ou 6 volts para ser acionado pela porta USB do PC. Bobinas de 9 ou 12 volts não funcionarão. Outro ponto importante é a carga máxima dos contatos. Sugiro relés com contatos de 5 ampères ou mais em 110 volts. Abaixo disso ele pode ter sua vida útil comprometida.

Eu tive dificuldades em encontrar modelos de 5 volts, que seriam os ideais, mas testei diversos modelos de 6 volts e todos funcionaram muito bem. No exemplo usei um da marca Schrack, modelo AT1RC1-6VCC, comprado em uma loja de componentes eletrônicos local.
Diodo 1N4004
Você encontra esse componente em qualquer boteco loja de eletrônica e até em sucatas. Servem outros como 1N4148, 1N4002, 1N4005, 1N4007 e por aí vai. Esse diodo é importantíssimo para evitar sobrecargas e ruídos na porta USB do PC. Sem ele, a porta queimará!
Construindo

Para facilitar, seguem os slides com o passo a passo da montagem que requer algum conhecimento, técnica de solda, criatividade, atenção e paciência.


Dicas importantes

Siga essas dicas à risca, afinal, estamos conectando componentes da rede elétrica diretamente na placa mãe do PC! "Qualquer vacilada e Poff!"
  • Durante a montagem, use o um multímetro para fazer testes e verificar a polaridade do cabo USB em relação ao diodo. Se invertido, poderá queimar a porta USB do PC;
  • Verifique se não há curtos ou "fiapos" de fios soltos dentro do filtro após a soldagem. Cuidado especial com a malha de blindagem do cabo USB;
  • Depois de testar, isole tudo com cola quente ou de silicone para evitar curtos;
  • Teste o conjunto usando um carregador de celular ou MP3 com saída USB. Não use um PC durante os testes iniciais. Um abajur pode ser usado como carga de teste;
  • No uso, não conecte cargas grandes no filtro de linha, use-o apenas com um PC e os componentes da rede como roteador, switch e modem. É importante respeitar a capacidade máxima dos contatos do relé;
  • Nunca conecte estabilizadores ou nobreaks no filtro de linha. Ele deve estar depois destes componentes. Também não recomendo conectar outro filtro de linha neste;
Alterações no PC

Algumas placas mãe mantêm algumas portas USB do PC sempre energizadas, mesmo quando ele está desligado. Isso é fácil de perceber quando desligamos o PC, mas o mouse e o teclado USB ou o flash drive continuam acesos.


Jumps USB Power.
Se for o caso, experimente outras portas. Em algumas placas mãe, nem todas são ligadas ao 5 VSTB (5 volts Stand By) da fonte.

Nessas mesmas placas existem jumps que controlam essa função. Normalmente chamados de "USB Power", eles devem ser colocados na posição "5VCC" se estiverem em "5VSTB".

Resumindo, a porta USB que será usada, deve ser desligada quando o PC é desligado para que a nossa aplicação funcione.
Um outro exemplo de aplicação: sabe quando falta energia e logo em seguida ela retorna oscilando, o que pode danificar os equipamentos? Com esta aplicação os equipamentos não ligarão mais, a não ser que você atue na chave liga-desliga do filtro de linha quando a rede elétrica se estabilizar novamente.
E aí, gostou? Ficou complicado? Tem alguma ideia interessante para esta aplicação? Tem mais sugestões? Comente ou use nosso fórum!

Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.

1 comentários neste post

Comentário de
Anônimo Em 24 de setembro de 2011 19:25.

legal... estava a procura de um tutorial para desligar todos equipamentos do rack, quando o receptor de tv a cabo fosse desligado. vou adaptar somente o rele de 12V.

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.