8 de fevereiro de 2011

Conheça o VirtualBox


Seguindo no assunto "Virtualização", durante as oficinas de virtualização e nas aulas de sistemas operacionais servidores, sempre uso o aplicativo VirtualBox como base de instalação para os estudantes.

O VirtualBox é um software de virtualização atualmente mantido pela Oracle, que permite criar ambientes para instalação de sistemas distintos simulando o hardware de um PC padrão. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a softwares e redes de outros sistemas.

Em ambientes com virtualização, chamamos o sistema operacional principal do computador (hardware) de "Host" (hospedeiro), o sistema instalado em máquina virtual de "Guest" (convidado) e a máquina virtual em sí pode ser chamada de "VM" (virtual machine).

Também é comum usar o termo "Sandbox" (literalmente, caixa de area), já que teremos um ambiente virtual propício para testes sem interferir no sistema real (host) do computador.
Para mais informações, leia nosso F.A.Q.
Atualmente na versão 4.0, o VirtualBox é distribuido gratuitamente para uso não comercial, sob uma licença proprietária, havendo ainda uma versão open source (código aberto), licenciada pela GPL, chamada VirtualBox OSE (Open Source Edition), mas esta tem limitações principalmente em relação ao suporte à dispositivos USB, além de ser necessário compilá-la para operar.


Ambiente do VirtualBox em português do Brasil.

Estão disponíveis para download versões binárias de 32 e 64 bits em "português do Brasil" para Windows, Linux, Mac OS X e Solaris.

A versão para Windows que normalmente usamos nas aulas e oficinas suporta hosts Windows XP, Vista e 7, é muito fácil e sem configurações especiais.

Na sequencia, em breve, veremos como instalar sistemas e fazer configurações especiais em VM's com VirtualBox.
Obtendo o VirtualBox:
Mais informações:
Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.