3 de janeiro de 2011

Sugestões para seu iPod

Recentemente adquiri um Apple iPod Touch que, para quem não sabe, é um poderoso computador de bolso, similar ao iPhone, mas que não conta com a parte de telefonia e GPS. Ou seja, esse artigo server para o famoso telefone da Apple e também para o iPad, uma versão gigante do iPod Touch.

O gadget foi adquirido para substituir meu velho iPod e acabou demonstrando ser muito mais do que um simples tocador de músicas. A plataforma pode rodar milhares de aplicativos nativos disponíveis na loja App Store, pagos e gratuitos, além de suportar uma infinidade de outras aplicações via Internet na forma de WebApps.

Isso acontece devido ao iOS, o sistema operacional do aparelho, que se integra muito bem ao hardware de alta qualidade constituindo uma plataforma poderosa para muitas aplicações, além de simplesmente ouvir música.

Aproveitando a deixa e para dar água na boca ajudar quem pretende adquirir um iPod/iPhone/iPad deixo as primeiras dicas de aplicações e personalizações para a bugiganguinha da Apple, que aprendi nas explorações.

Sites e blogs úteis

Para começar a explorar bem os poderes do seu iPod e similares, sugiro alguns sites de dicas e blogs sobre o assunto. São muitas dicas, truques e macetes que não estão necessariamente documentados no manual oficial do aparelho. Na verdade, são tantas funções ocultas que, se fossem documentadas, dariam pelo menos mais um manual.

Além do próprio site de suporte da Apple dois bons lugares para pesquisar dicas são o AppStore Blog e o Blog do iPhone, ambos em português e muito bem feitos. Claro que esses são os pontos de partida, há muitos outros conteúdos de qualidade.
Diversos sites e blogs dão dicas que só podem ser executadas em aparelhos com JailBreak, uma gambiarra que permite a instalação de aplicações não certificadas pela Apple, o que pode não ser muito bom para a saúde do aparelho. Pessoalmente, não vi necessidade de realizar o procedimento, além do que ele ainda não está disponível para a versão mais recente do iOS e do iPod Touch 4 que tenho.
O paradigma da bateria

Nesses mesmos sites encontrei uma dica muito interessante que acrescenta um indicador de porcentagem ao lado do indicador de carga da bateria. Esse indicador é mais preciso que o ícone da bateria, mas acabou me causando algumas psicoses como estar sempre conferindo se a carga está boa. Além disso o medidor oscila muito e às vezes está marcando 83% e minutos depois informa 90%. Não é defeito e sim um demonstrativo de como está o cosumo do aparelho naquele instante.


Mod que exibe porcentagem da bateria.

Graças ao seu poder gráfico, um dos usos que estou dando para o iPod é como plataforma de jogos casuais. São joguinhos muito viciantes e divertidos, mas que consomem muita bateria, necessitando recarregá-la constantemente. Assistir filmes e usar aplicações que dependam do WiFi (rede sem fio) também consomem muita carga de bateria.

Para amenizar essa psicose com a bateria, adquiri um carregador para o aparelho. Não é um modelo original, mas funciona muito bem. Só é incomodo jogar com o cabo conectado, mas é questão de costume...

iTunes e aplicativos

Se o iPod Touch é uma ótima plataforma computacional, seu aplicativo de suporte para desktop, o iTunes, deixa muito a desejar. Nada que não se deixe passar com um pouco de costume, já que para instalar as aplicações, transferir músicas e manter um backup do iPod no desktop, temos que ter o iTunes instalado de qualquer forma e também, pelo menos uma conta na iTunes Store.


iTines é a aplicação desktop da Apple.

É possível criar uma conta no serviço sem usar cartão de crédito. Mas, você só vai obter aplicações free dessa forma.

Infelizmente a iTunes Store brasileira não tem a seção de games . Não por culpa da Apple, mas pelos nossos políticos e nossa burrocracia que parece ter sido feita para incentivar a pirataria obtenção de jogos de forma ilegal...

Para obter os joguinhos gratuitos, a sugestão é criar uma conta na loja americana ou na argentina para os games pagos.

Trabalho e produtividade

Sou técnico, professor e administrador de redes, então, algumas das primeiras aplicações que procurei instalar no gadget foram voltadas para estas áreas. Também encontrei algumas interessantes para transportar e acessar documentos, suporte para diversos sites de redes sociais e aplicações diversas como armazenamento de arquivos, documentos e até servidores WEB e FTP, muitas gratuitas.

Faço uma listinha aqui. Algumas da lista tem funções similares, mas como são pequenas e gratuitas...
Aviso: alguns desses aplicativos tem versões pagas ou estavam em promoção por tempo limitado quando obtidos e podem não estar mais disponíveis gratuitamente.
Calculadoras IP, MAC, PING, TRACEROUTE...


iNet Utility

IP Warrior

LAN Scan Lite

Net Calc

NetSwissKnife

Subnet Calc Free

WiFi Network Scanner

Network Ping Lite

Redes sociais e comunicação


eBuddy Messenger

Windows Live Messenger

Twitter

Facebook

Arquivos e documentos


Documents 2 Free

Dropbox

FTP Server

Mocha VNC Lite

Mais sugestões


VLC Media Player

WiFi HD Free

Skype

PlainText Dropbox

Para saber mais sobre cada aplicação, é só clicar na imagem. Essas são apenas algumas sugestões dentre as milhares de aplicações disponíveis para a família mobile da Apple.


Destaque para o VLC Media Player que reproduz vídeos em diversos formatos.

A disponibilidade de aplicativos para a plataforma iOS é bastante grande e bem eclética, contando inclusive com produtoras de renome. Obviamente, não incluí nessa listagem os excelentes games disponíveis para o sistema; isso fica para outra oportunidade.

E você? Tem mais sugestões? Use os comentários...

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.