
O Windows 7 já tem 20% do mercado e já está mais do que na hora de aposentar o velho, muito velho, Windows XP, pelo menos nos PCs da geração atual. Já temos até um "Family Pack" do sistema que permite a instalação em até 3 PCs domésticos com uma unica licença.
Quem está começando a se aventurar no mundo do Windows 7 agora e estiver usando hardwares antigos e/ou não certificados pode ficar frustrado. Acontece que, para garantir a qualidade do sistema diminuindo as possibilidades de travamentos, reboots e telas azuis que tanto causavam polêmica nas versões anteriores deste S.O., a Microsoft decidiu permitir a somente instalação de device drivers assinados, desde o Windows Vista.
Device drivers assinados são certificados, passando por rigorosos testes de desempenho e estabilidade, além de atenderem determinados requisitos para serem instalados antes de distribuídos. Isso significa que são mais estáveis e seguros para o sistema, mas também que os fabricantes precisam de mais investimento em tempo, testes, pessoal e dinheiro para colocar um dispositivo certificado no mercado, coisa que nem todos, principalmente os pequenos fabricantes e os "escravagistas orientais" não estão dispostos a fazer.
Essa política de assinatura de drivers é adotada desde o Windows XP, mas naquele sistema tínhamos a opção de "Instalar assim mesmo" caso o driver não fosse assinado, o que podia causar instabilidades, travamentos e outros problemas que acabavam sendo injustamente atribuídos ao sistema operacional.
Por estes motivos a quantidade de dispositivos realmente compatíveis com o Windows 7, principalmente versões de 64 bits é bem reduzida em benefício da estabilidade do sistema, já que device drivers não assinados são simplesmente ignorados e não são assimilados pelo S.O.
Mas há uma solução alternativa para permitir essas instalações: colocar o Windows 7 em Modo de Teste. Este recurso também serve para o Vista, tanto de 32 quanto de 64 bits.
Que fique claro que, ao instalar um device driver não assinado, o sistema poderá ficar instável e até travar! Consciência, tá? Não vá por a culpa disso no Windows ou na Microsoft, falando baboseiras por aí...Ativando o modo de testes
Para ativar o modo de testes, faça o seguinte:
- Clique "na bola Iniciar", depois em "Todos os programas" e em "Acessórios";
- Localize "Prompt de Comando" e clique com o botão direito sobre ele;
- No menu de contexto, selecione "Executar como administrador", permitindo que o programa faça alterações no sistema;
- No console de comandos, digite:
Bcdedit.exe -set TESTSIGNING ON
Se der certo, aparecerá a mensagem "A operação foi concluída com êxito";
- Reinicie o PC para que o Modo de Teste seja ativado.
Agora, tente instalar o driver daquele dispositivo "chinguelingue" que antes não funcionava.
Voltando ao normal
Use o Modo de Teste apenas para instalar device drivers não assinados e realizar tarefas de manutenção e depois retorne para o Modo Normal. Para isso, repita o procedimento listado acima, mas digitando o comando:
Bcdedit.exe -set TESTSIGNING OFF
Modo de Segurança
Alguns drivers mais esquisitos também podem ser instalados em "Modo de Segurança", acessível durante a inicialização do sistema. Para entrar em modo seguro:
- Reinicie o Windows;
- Antes de surgir o logo do Windows, pressione a tecla "F8" algumas vezes até que o menu de seleção apareça;
- Selecione "Iniciar em modo seguro" e pressione "Enter".
Mais informações:Dúvidas? Nossos comentários e nosso fórum estão abertos!
- Testing Mode, página oficial.
- Safe Mode, página oficial.
Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.
5 comentários neste post
Legal essa dica!
Luferat,
Grato pela dica.
Já havia visto antes só que o comando estava errado.
A sua indicação foi a correta e que realmente me ajudou.
Obrigado pela dica, ajudou bastante, apenas com ela fui capaz de instalar um driver da ATI.
Boas
Eu queria saber como jogo metin2 etc e jogos 3 D em safe mode networking ajudem me facaria grato.
Postar um comentário