
O grande diferencial em relação a serviços de hospedagem tradicionais é que o Google Sites já nos entrega o site pronto, bastando fazer pequenas configurações e colocar o conteúdo propriamente dito. Mas isso pode incomodar quem gosta de personalizar; de ter algo diferente e com a sua cara...
Para amenizar essa padronização que o Google Sites nos força, existem alguns truques simples que podemos explorar:
Personalizando o Favicon
Para quem não sabe, favicon é como chamamos aquele "iconezinho" que aparece ao lado do endereço ou nome do site na barra de endereços, nas abas do navegador e também nos favoritos. O Google Sites coloca em nossos sites o favicon do próprio, mas podemos ter nosso próprio ícone.
Primeiro você precisa de uma imagem de pelo menos 16 x 16 pixels. Ela pode ser até maior, mas terá que ser reduzida e deve ser simples para manter sua visibilidade nessa diminuta resolução. O favicon deve estar no formato "ico" usado no Windows e outros sistemas, para isso eu recomendo o site favicon.cc que converte imagens de diversos padrões para o que precisamos.
O serviço permite tanto criar um ícone "do nada" quanto importar uma imagem já pronta, editá-la se necessário e exportá-la como ícone padrão. É bem fácil de usar, então não me estenderei mais. Em caso de dúvidas, comente ou use o fórum.
Com a imagem baixada, disponível no seu PC, faça o seguinte:
- Logue-se no seu Google Sites, clique em "Mais ações" e selecione "Adminsitrar site";
- No menu da esquerda, clique em "Anexos";
- Clique no botão "Fazer upload", clique em "Enviar arquivo" e confirme se "Faça o upload do anexo para / (nível superior)" está selecionado;
- Clique em "Fazer upload" e aguarde o envio da imagem e pronto.
Visual, cores e fontes
O Google Sites já conta com diversos temas prontos que podem ser rapidamente aplicados ao seu site a qualquer momento, sem que isso afete o conteúdo já publicado. São mais de 50 temas para quase todos os gostos e estilos de site. Mas se você quiser ir além e usar suas próprias cores e imagens de fundo, poderá esbarrar em alguma borda ou padrão que não pode ser modificado no tema escolhido, o que atrapalhará seu design.
Existem alguns temas que facilitam muito essa personalização. Por exemplo: se você pretende usar cores sólidas e principalmente imagens ou degradês nos menus, na área de conteúdo ou mesmo na página inteira, escolha o tema "Tábula Rasa" que é quase totalmente branco e pode ser radicalmente modificado.
Se você gosta de bordas ao redor dos componentes do site, use o tema "Fumaça" como base. Para logotipos grandes, prefira os temas "Horizonte no deserto", " Barra de vinil", "Painel Alfazema" e outros similares.
Escolhido o "tema base", sem esquecer-se de "Salvar alterações", vá em "Cores e fontes" e comece a personalizar suas cores, enviar imagens de fundo e adaptar o tema às suas vontades. Mesmo com as limitações impostas pelo Google Sites, é possível deixar seu site com um visual bem bacana, claro que, um pouco de criatividade também ajuda!
Conforme o tempo permitir, vou postando outras dicas de personalização para o Google Sites e outros serviços, mas nossos comentários e nosso fórum estão abertos para dúvidas e sugestões.
Só uma última dica
O Google Sites tem um "bug chato" que costuma distorcer a aparência do site na área de visualização da ferramenta "Cores e fontes" quando você aplica muitas alterações ao mesmo tempo. Mas essa distorção não afeta o site em sí; então, para testar suas alterações, clique em "Salvar alterações" e abra uma página do site em outra guia ou janela do navegador para ver os resultados. Repita este processo, atualizando a página aberta (Tecla F5), até que o site fique do jeito que você quer.
Até...
Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.
2 comentários neste post
muito obrigado cara, eu só queria saber se tem algum modo de bota um sistema de comentários no Google site
Muito útil!
Estou usando o Google Sites para fazer o site do meu casamento e encontrei seu artigo.
Obrigada!
Postar um comentário