30 de dezembro de 2010

Limpeza de LCDs

Limpeza de LCDsAs telas planas e finas vêm se popularizam cada vez mais. Se a dois anos número de TVs e monitores CRT (de tubo) vendidos era bem maior, essa tendência foi por água abaixo nos últimos meses com a entrada de novas tecnologias que permitiram o barateamento dos modelos mais antigos.

Principalmente no caso dos monitores para computador, hoje já é até difícil encontrar algumas marcas de CRT e algumas lojas nem os vendem mais.

Claro que lidar com as telas de LCD e plasma é um pouco diferente de lidar com o forte vidro dos tubos de imagem. Elas são mais delicadas e por vezes recobertas de material plástico que pode ser facilmente danificado por produtos químicos, objetos duros e até pela sujeira acumulada.


Lenços de meleca papel.
As telas dos monitores e TVs LCD e Plasma novos são bem mais resistentes do que as dos antigos, mas mesmo assim tem que ter cuidado ao usar e limpar. Nos meus equipamentos eu uso, a bastante tempo, esses lenços de papel que vem em uma caixinha, desses para limpar meleca, mas tem que ser secos e sem perfume, pois monitores são alérgicos. :D

Ultimamente tenho usado também o líquido que vem com kits de limpeza para LCD que se compra em qualquer "boteco" de informática. Eles vêm com uma flanelinha ou uma esponja, mas elas logo ficam perigosas de usar por causa da sujeira que acumulam então as substituo pelos lenços de papel citados.

Se não tiver o líquido para limpeza, faça o seguinte:
  • O monitor deve estar desligado e você pode usar uma "contraluz" para localizar as manchas;
  • Remova a poeira dos cantos da tela usando o pincel antiestático com delicadeza. Evite esfregar o pincel no meio da tela;
  • Pingue umas gotas d'água filtrada em um lenço de papel e passe na área suja da tela, esfregando com um pouco de força, mas não muita. É como se estivesse limpando o bumbum de um neném; ;-)
  • Passe logo em seguida outro lenço de papel seco para remover o excesso de água;
  • Repita o processo em toda a tela, fazendo parte por parte. Não faça tudo de uma vez.

Kit de limpeza para LCD's.
Se tiver o líquido:
  • Espirre o líquido na parte a ser limpa, mas só uma borrifada;
  • Esfregue suavemente com um lenço de papel limpo. Lembra-se? Como bumbum de neném;
  • Espere o líquido evaporar e repita o processo em partes até limpar toda a tela.
O líquido em questão é uma mistura de álcool isopropílico com glicerina, em proporções "desconhecidas" (alguém sabe?). O álcool isopropílico puro também funciona, mas é mais difícil de remover as manchas. Não use álcool comum de farmacia e muito menos o usado em veículos.

E não se esqueça de limpar as outras partes do monitor, pode ser da mesma forma. Nos "cantinhos", use um pincel antiestático macio que já vem com alguns kits de limpeza.

Outra dica é manter os monitores fora de uso cobertos com uma capa plástica. Eu costumo usar os sacos de TNT (Tecido não tecido), inclusive os que vem com o próprio monitor. Eles são leves, baratos, macios e impermeáveis, não acumulam sujeira e nem eletricidade estática e podem ser montados usando calor, sem necessidade de costura.

Claro que tudo isso vale para as TVs, notebooks, netbooks e até celulares e outros gadgets que usam telas com cobertura de plástico.

Onde comprar?

Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, eu compro esses kits de limpeza em um site chiguilingui, pois sai mais em conta que no comércio local, principalmente se você juntar um monte de gente e comprar em quantidade. Para comprar um só, compre perto de casa mesmo!
Tem mais dicas? Manda "pra gente" e boas faxinas...

Esta é uma edição revisada, ampliada e atualizada. A versão anterior não está mais disponível na Internet.

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.