15 de julho de 2010

Turbine seu Gmail

Esses dias, atendendo alguns clientes empresariais, os fiz descobrir que seus e-mails corporativos são, na verdade, contas do Gmail, algumas com até 50 GiB (uia!) de espaço de armazenamento que só era usado para mensagens internas e guardar os famigerados SPAM.

A maioria já conhece o Gmail e tem até uma conta no serviço e sequer perceberam as similaridades entre os dois, o Gmail "tradicional" e o disponibilizado pelas empresas via Google Apps.

Sabemos que usuários de provedores de serviço como o Portal IG, usam o "motor" do Gmail, muitas vezes, sem perceber, mas estranhei o fato das empresas não divulgarem isso aos seus usuários! Seria vergonha, medo, falta de conhecimento? Curioso!

Aproveitando a grande descoberta dos "amigos", passei algumas dicas para melhorar a experiência deles com o serviço de e-mail do Google como usar a conta como um drive virtual para pequenos arquivos, para receber e-mails de contas em outros provedores e por aí vai.

Mas o que mais chamou a atenção deles foram os recursos disponibilizados pelo Google Labs para Gmail. Para quem não conhece - e esse é o objetivo deste post - O Labs disponibiliza recursos de teste ou que ainda estão em desenvolvimento pelo pessoal do Google e mesmo por terceiros, mas ainda não foram integrados "nativamente" ao Gmail.

Por não serem nativos, não quer dizer que não possam ser integrados à sua conta de e-mail. Para isso, é só clicar no ícone do Labs (tubo de Erlenmeyer) que fica ao lado do seu e-mail, no topo da tela ou clicar em "Configurações" e depois na guia "Labs".

Clique para ampliar
Você precisa autorizar o uso do Labs em sua conta. Daí, será exibida uma lista de novos recursos interessantes (outros nem tanto) que podem ser instalados. Veja alguns que recomendo:
  • Ajustes de assinatura
    Coloca sua assinatura antes do texto citado em respostas e remove a linha "--" exibida antes das assinaturas.
  • Ajustes de título
    Altera a ordem dos elementos na barra de título do navegador para "Caixa de entrada (20) - usuario@gmail.com - Gmail".
  • Botão Marcar como lido
    Disponibiliza um botão ao invés de ter que navegar entre os menus para marcar uma mensagem como lida.
  • Cancelar envio
    Você ganha alguns segundos para cancelar o envio de uma mensagem mesmo após clicar em "Enviar".
  • Estrelas especiais
    Acrescenta outros tipos de marcadores para as mensagens além das estrelas amarelas tradicionais. Ótimo para usar como "to-do".
Entre muitos outros, esses são apenas alguns exemplos de recursos que gosto de usar em minhas contas...
Para ativar qualquer destes recursos, é só marcar a opção "Ativar" ao lado de cada um e para desativar, é só marcar "Desativar"

Só recomendo que, caso sua conexão não seja lá grandes coisas, não ative muitas opções, senão, sua conta pode demorar mais para abrir.

Dúvidas ou sugestões? Comente aqui em baixo ou acesse nosso fórum.

3 comentários neste post

Tantos recursos, tantas funcionalidades e muitas possibilidades! No final das contas, será que não estamos ficando cada vez mais dependente do Google? &;-D

Amigo,

essa é a idéia ;-)

Compartilho deste pronto de vista até certo ponto: a CRIAÇÃO DE DEPENDÊNCIA se mantém por certo tempo (vide software livre x software propietário) e mesmo assim, quem lida com projetos (pessoais ou de terceiros) tem de ter um plano B qualquer.
Todo conteudo importante que posto na web agora procuro ter um espalhamento em outro lugar. Tenho mais de uma conta de email para trabalho, e por aí vai.
Se o Google quer se manter como líder em sua área, através da dependência tecnológica vai ter de viver comprando ou superando a concorrência todos o s dias (não foi Andrew Groove, ex-CEO da Entel, que disse que só os paranóicos sobrevivem no mercado de TI?)

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.