
Outras vantagens interessantes do Docs são as possibilidades de compartilhamentos: imagine um curso em que dou aulas para várias turmas... Preciso disponibilizar documentos, apresentações e até arquivos compartilhados com meus "pupilos"... Em um mundo normal, eu editaria estes arquivos, publicaria num servidor qualquer e disponibilizaria um link "monstro" para "o povo"...
O Docs economiza parte disso, pois posso editar e compartilhar de um único lugar e ainda permitir modificações por parte dos estudantes, em tempo real! O único problema que persiste é a URL do compartilhamento que é "imensa", por isso usava um redirecionador comum, desses disponíveis para Twiiter. Resolveu, mas desvinculava o documento de meu site. :-(
Pensei então em escrever um redirecionador em JavaScript para disponibilizar no site e comecei a pesquisar, já que o Google Sites, onde o site é hospedado, tem limitações quanto ao uso de scripts, foi quando descobri lá no Google Labs o Google Short Links, um redirecionador bem simples que se integra ao Google Apps.
Após instalado ele permite redirecionar qualquer URL usando o formato "http://links.seudominio.com/redirecionamento". Com meu domínio, fica algo como "http://links.luferat.net/redirecionamento" que reduzi ainda mais fazendo o redirecionamento do redirecionamento, ficando como " http://link.luferat.net/redirecionamento ". Exemplos:
- http://link.luferat.net/catabits - Este blog
- http://link.luferat.net/blog - Meu blog técnico
- http://link.luferat.net/forum - Fórum CataBits
Bem prático, não é? Muito melhor do que um endereço de compartilhamento do Docs:
https://spreadsheets.google.com/pub?key=0Ao1WfQR7mD7adGtZYnk4Wlh2ZGxVQzRrNzd4LUR2MEE&hl=pt_BR&single=true&gid=0&output=htmlPara incluir o Google Short Links em seu Google Apps, acesse a página da aplicação no Google Apps Marketplace e clique em "Add it now". Você será solicitado a logar no seu domínio Apps e configurar o serviço.
Dúvidas ou sugestões? Use os comentários ou nosso fórum, agora, redirecionado ;-)
0 comentários neste post
Postar um comentário