24 de julho de 2010

Atualize seu "microgame"

Estamos de férias (pelo menos alguns estão) e é hora de pegar aquele joguinho recém lançado que estavas doido para jogar.

Instala daqui; baixa dali; DVD 1, 2, 3... Baba escorrendo... Mãos trêmulas... Tudo pronto! Clik clik... Pã! Erro! Frutaquecaui! Zaraio! Que folha!

Pois é isso que tenho visto acontecer nos últimos dias com diversos amigos e conhecidos que sabem que gosto de games e sempre me procuram para resolver essas "pendengas" entre games, gamers e microgames.

Mais interessante é perceber que as soluções são sempre as mesmas para qualquer jogo, inclusive estão disponíveis lá, no fórum ou blog de suporte do próprio fabricante do game, que ninguém consulta: "- Atualize seu sistema!"

Até aí tudo bem: uma pesquisa rápida do oráculo sempre cai em blogs e fóruns de games piratas que dão as mesmas dicas de atualização do sistema. O problema é que nem sempre essas páginas indicam caminhos lícitos para fazer a coisa e por culpa disso tive alguns "clientes" que se deram mau, baixando spywares assustadores e worms nada fáceis de perceber, muito menos de remover.

Então vou apenas "relembrar" as dicas que "todos" já sabem, mas indicando os links oficiais, ou seja, as fontes corretas de onde as atualizações devem ser baixadas. Nada de sites de terceiros, sites de hospedagem de arquivos suspeitos ou receber via e-mail do amigo do dia. A ideia é sempre que o jogo novo rode de primeira, de segunda ou de terceira, dependendo dos reboots necessários.

Atualize o Windows

Vamos começar pela atualização do Windows (sim! Windows! Ou alguém "joga" no Linux?). Se você tem o Windows XP (ainda?), abra o Internet Explorer e digite "http://update.microsoft.com" na barra de endereços. Não use o aplicativo que vem com o Windows porque ele é inerte.

Levando em conta que você já tem o último "Service Pack", instale todas as atualizações que ele sugerir usando as configurações "Expressas".

Já no Windows Vista e 7, clique no "Iniciar", "Todos os programas" e "Windows Update". Clique em "Procurar atualizações" no menu da esquerda e baixe todas que surgirem, inclusive as opcionais.


Windows Update do Windows 7. Essêncial!

Atualize o jogo

Obviamente, levando em conta que o game já está instalado, temos que sair em busca de atualizações para ele e a fonte é sempre o site oficial. Normalmente, na pasta do jogo no "Menu Iniciar" ou na pasta de instalação, encontramos referências aos sites oficiais, de onde baixaremos os patches de correção.

Atualize os drivers

Esse passo é fundamental. Os drivers são a ligação entre a parte lógica e a física do sistema, ou seja, é por eles que o sistema e o jogo envia e recebe informações do hardware. Qualquer falha, por menor que seja, faz com que o jogo não funcione.


Drivers de vídeo são críticos para os games.
Para atualizar os drivers, é necessário descobrir quem são os dispositivos, então, clique em "Iniciar", em "Procurar" e digite "dxdiag" que é o programa de diagnóstico do DirectX. Ele dá informações sobre as especificações e fabricantes dos componentes do sistema. Seguem alguns links importantes para baixar drivers:
  • NVIDIA - para placas de vídeo e chipsets de placa mãe; (leia mais)
  • AMD / ATI - para placas de vídeo e chipsets de placa mãe; (leia mais)
  • Intel - Para placas mãe e outros dispositivos como vídeo onboard;
  • VIA - Para chipsets de placa mãe e outros dispositivos como WiFi e vídeo;
Cada fabricante tem seus próprios procedimentos de busca e obtenção, então, em caso de dúvidas, comente ou use o fórum.

Atualize o DirectX

Não vou dizer para que, porque e como, pois já o fiz neste post.

Atualize as bibliotecas

A maioria dos games para PC usa bibliotecas do sistema que devem ser sempre atualizadas para evitar problemas de compatibilidade. Os lançamentos mais recentes tem exigido a biblioteca "Visual C++ Libraries" da Microsoft e também o "PhysX da NVIDIA". A primeira é usada na própria construção do jogo, principalmente os portados de/para outras plataformas como Xbox 360. A segunda é usada para efeitos de simulação de física em diversos títulos.

As APIs da OpenGL também são comuns, principalmente para games portados de plataformas "não Microsoft". Estas bibliotecas já são instaladas por padrão com o driver da interface de vídeo.

Seguem então os links para obtê-las:

Demonstração do NVIDIA PhysX.
Para descobrir se seu sistema é de 32 (X86) ou 64 bits, consulte as "Propriedades" do "Meu computador".

Outras atualizações

Obviamente não citei todas as atualizações necessárias, pois tudo depende diretamente do seu sistema e do jogo que está com problemas, mas essas são as fundamentais e que vem causando mais estresse nos games mais desavisados.

Também não citei as atualizações essenciais como antivírus, firewall, programas e por aí vai. Estamos falando de PC games, levando em conta que o gamer já tem noções "fundamentais" de como ligar a tomada do computador.

Uma boa busca na web, uma consulta a fóruns decentes e a amigos que também jogam, sempre ajuda, mas o fundamental na hora de qualquer problema com qualquer software é consultar a documentação e o site oficial.

- O que? Não gosta de videogames? Só tenho à lamentar pelo seu "mundinho" deprimente e sem graça...

Dúvidas? Comente aqui em baixo ou use nosso fórum.

2 comentários neste post

Jogos de 32 bits estão rodando "redondinhos" em Windows de 64 bits? &;-D

Amigo,

Melhor ainda que no Windows de 32! :-)

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.