20 de junho de 2007

YouTube na nossa língua

Já não é novidade que o YouTube é o maior portal de vídeos da Internet, e que muitos “diretores e roteiristas” brasileiros já postaram seus vídeos por lá. Mas ainda faltava alguma coisinha pra deixar a ferramenta mais íntima para nós.

Faltava porque agora temos o www.YouTube.com.br. O site agora está todo localizado para o “português do Brasil” e a maioria dos vídeos apresentados em suas páginas iniciais é de brasileiros, o que facilita bastante, não só o uso do portal como a busca por produções nacionais.

Grandes portais de mídia e conteúdo como Terra e IG já estão oficialmente suportando o YouTube tupiniquim e até mesmo a gigante nacional Rede Globo está presente com um canal exclusivo.

Para testar a novidade, faço minha estréia no YouTube. O vídeo de 8MBytes levou menos de 3 minutos para ser enviado, sem contar os dados adicionais. Para meu primeiro vídeo postado, achei bem rápido e fácil. Quem já tem experiência na ferramenta, comenta pra agente. Não liguem para a tremedeira, é a emoção! A falta de áudio e por falta de suporte da minha velha câmera!
Outro serviço usado por aqui e que finalmente foi traduzido foi o Flickr, o não muito famoso por aqui, álbum de fotos do Yahoo! Como usuário assíduo do simples, mas eficiente PicasaWeb, achei o Flickr muito confuso, poluído e desajeitado, sem falar que ao consultar meus alunos, principalmente os que confundem Internet com Orkut, Flogão e MSN, nenhum conhecia e sequer ouvira falar nesse site. Normal!

Estranhamente, postei algumas fotos no Flickr ontem e hoje elas simplesmente sumiram. Havia usado as ferramentas para montar um álbum com slideshow e tudo mais… Tudo sumiu! Será que é ressaca depois da tradução para o português?

Por enquanto fico com o leve, limpo, seguro e fácil PicasaWeb

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.