18 de maio de 2010

Migração dos cataventos

Perceberam as mudanças? Não? Então, provavelmente é sua primeira visita a este site!

Nos últimos meses tenho tentado me afastar das maldições e contradições da Internet. É trauma mesmo! Me afastei, não só pelos muitos compromissos, mas principalmente por causa das porcarias que nós, criadores (?) de conteúdo relevante somos obrigados a ver acontecer, sem ter muito o que fazer...

Nesses últimos tempos, tive sites inteiros clonados na cara-de-pau, posts antigos e novos publicados em sites "estranhos" sem autorização, onde ainda recebi ofensas por reclamar. Vi partes de textos meus até mesmo em revistas impressas e online de grande circulação, publicados sem autorização e sem sequer uma "linhazinha" ou uma URL de referência. E olha que sou apenas "um ridículo desconhecido" nessa grande rede?

Some-se a isso um monte de gente (?) mesquinha e babaca que torna a Internet um antro de egocentrismo mau educado! Estou falando dos conhecidos com "trolls", seres abomináveis que se escondem nas profundezas do (pseudo) anonimato de seus computadores, e de lá, soltam perolas de imbecilidade que povoam nossos blogs, fóruns, e-mails, Twitters e outros meios de interação.

Mas... Vamos seguir em frente, até porque, intelectos inferiores, ou agente muda ou agente ignora...

Mudanças

Nestas últimas semanas estamos tratando de mudanças radicais em toda a rede de sites CataBits/Luferat. A principal delas é a mudança nas plataformas que, antes eram pagas, e passaram a ser gratuitas.

Estranho, não é? Seria um retrocesso? Sim e não!

Já faz tempos que, pessoalmente, venho reclamando da dificuldade de manter as inchadas plataformas CMS atualizadas e funcionando a contento. O "tempo técnico" gasto para isso é muito grande, então começamos a pesquisar.

Descobrimos que as plataformas gratuitas podem ser tão boas ou até melhores do que as pagas - vide Google Sites, Apps e outros. Feliz realidade já conhecida por usuários de antivírus, pacotes Office, e-mails e até sistemas operacionais, onde plataformas gratuitas podem se sair tão bem ou até melhor que as pagas, talvez por terem mais compromisso com o usuário do que com o dinheiro!!!

Resultado: O Blogger, serviço de publicação de blogs do Google está cada vez mais eficiente, sintonizado com as necessidades dos blogueiros e vem atraindo até mesmo profissionais (probloggers (ic!)) que adotavam outras plataformas. É para lá (ou para cá) então que estamos migrando o Blog CataBits que, apesar de estar hospedado no Blogger, ainda atende pelo endereço www.CataBits.com.br.

O fórum também passou para um servidor independente, onde não precisaremos mais nos preocupar com atualizações, ataques, phishings e coisas assim. Agora, no caso de problemas, temos com quem reclamar e não precisamos meter a mão na massa para resolver.

Infelizmente, toda mudança tem traumas, quebram-se alguns pratos e perdem-se alguns talheres. Na migração do WordPress para o Blogger perdemos todos os comentários de nossos amigos e visitantes. O fórum não ficou atrás: tivemos que "resetar" todos os tópicos e os cadastros de usuários - que eram uns 5 ou 6 apenas - se foram.

Então, esta mudança acaba funcionando como uma reciclagem, um recomeço, uma nova fase da nossa rede de sites, cujos visitantes assíduos (que são pouquíssimos, afinal não distribuímos conteúdos ilegais) terão que se adaptar. Mas tenho certeza que o trauma será breve e logo tudo volta as normas...

Em tempo, o próximo a passar pelas mudanças será o Siris Games. Ainda não temos as estratégias para este, mas já estamos em negociação...

De qualquer forma, como sempre, a rede está aberta para vossas contribuições, seja comentando, postando tópicos e mensagens no fórum ou mesmo escrevendo seus próprios conteúdos e enviando-nos. Teremos o maior prazer em analisar para possível publicação, com os devidos créditos, é claro.

Em tempos de renovação, os espaços para parcerias e amizades estão abertos, mas tem que ser propostas decentes, boas para ambas as partes, por favor.

Seguem os links para que atualizem seus bookmarks:
  • Blog CataBits - www.CataBits.com.br
    Blog pessoal com posts sobre tecnologia, notícias, entretenimento, atualidades, puxões de orelha, opiniões, etc.
  • Blog do Luferat - blog.Luferat.Net
    Agora hospeda TODOS os posts técnicos, tutoriais, passos, dicas, macetes e documentos de aulas para alunos e participantes das palestras do Prof. Luferat.
  • By Luferat - www.Luferat.Net
    Portal de serviços do Prof. Luferat e ponto de partida para toda a rede de sites CataBits Luferat.
Comentários e fórum, abertos...

6 comentários neste post

Prezado, muito boa noite!

Abro este comentário manifestando que lendo seu post me solidarizo com sigo. Também migrei meu conteúdo mantido na internet para a Web Free.

Iniciei minha caminha na internet tem aproximadamente 15 anos. No início, através do velho CJB. NET, publiquei meu primeiro site. Na verdade era um rascunho na internet que eu chamava de site. Eu não tinha conhecimento então, pagava para conhecidos que estavam cursando computação a manutenção e o desenvolvimentos do meu site. Ele pouco evoluiu. Os “desenvolvedores” levavam como bico aquele trabalho que eu propiciava a duras penas (era caro publicar algo), embora a hospedagem fosse gratuita (com muitas propagandas).

Em uma das minhas visitas na internet, descobri uma empresa de São Paulo que desenvolvia sites e hospedava. Foi uma parceria de aproximados 5 anos. Mas lá eu também gastava muito. Eles são éticos, extremamente profissionais e conhecedores, mas não estavam me propiciando o site que eu desejava. Cheguei a ter com eles dois (2) sites no ar e com nomes diferentes abordando temas diferentes.

Com o passar do tempo, devido aquela prisão que me encontrava onde, para publicar algo eu necessitava deles, onde meu espaço na internet havia crescido tanto que já não era um site mas sim um portal, comecei a estudar a internet e suas ferramentas gratuitas. Depois de alguns meses testando Google e outros, abandonei aquela parceria anterior. Hoje somos amigos e os dois (2) sites que eu possuía na internet se resumem a um só. Tenho liberdade para postar em qualquer momento, modificar templates, inserir gadjets, em fim, tudo o que o Google fornece para aqueles que estão dispostos a fazer internet com eles.

Hoje não tenho despesa com hospedagem, tampouco manutenção de site. Hoje crio meu conteúdo, publico outros de sites que menciono a fonte e sempre estou aprendendo. Gosto muito do software livre. Leio muitos blogs e aprendo muito com todos eles. E por falar nisso, os espaços que manténs na internet são fonte de pesquisa constante para mim.

No seu espaço, através de alguns posts seus, consegui registrar meu domínio, hospedá-lo no DNS Park e muitas outras façanhas que sem sua ajuda eu não teria logrado exito.

Por fim, receba meu muito obrigado por esta ajuda valiosa. Forte abraço e sucesso neste momento de migração. Eu já passei por isto e tenho a lhe dizer: vale a pena, vale muito apena.

Atenciosamente,

João Luís Fróes
Canoas/Rio Grande do Sul

Primeiro seguidor, hehehehe.

Perdi inúmeros bookmarks com essa tua mudança, mas como vc disse um recomeço. Desejo muita sorte nessa continuação da caminhada.

Luferat, beleza?
Dei uma pesquisada forte mas não encontrei uma informação que vc dava no Blog CataBits » Personalizando seu “Google Site”, ou no Blog CataBits » Google Apps com domínios “.br”. Tu indicava uma hospedagem grátis que podia usar o domínio próprio e sem anúncios, me lembro até a posição na tela, nos comentários quando vc respondia a alguém e indicava, mas não lembro qual era. É que todos meus domínios estão no Google Apps e queria me aventurar com um deles fazer um site no Microsoft Expression Web. Vc ainda lembra? Muito obrigado.

Amigos, obrigado pelos comentários e incentivos...

Só para avisar, os posts técnicos como tutoriais e configurações foram movidos para http://blog.luferat.net.

Também já estou preparando novos tutoriais sobre o Google Sites, Apps e agora também Blogger, além de outros serviços gratuitos (e pagos também). Todos serão publicados lá!

Aqui no www.catabits.com.br ficarão somente os posts "menos formais".

A dica é a de sempre: assine o newsletter ou os feeds de www.Luferat.Net, pois lá, costumo anunciar as novidades em toda a rede. Mas os feeds de cada site/forum também funcionam!

Dúvidas também podem ser tiradas no fórum que PRECISA ser movimentado ;-)

Abraços...

Prezado!

Procurei no seu blog aquele tutorial que criastes sobre como configurar a hospedagem de um blog no Google registrando o DNS no DNSPark, pois o utilizei tem alguns anos e consegui postar meu blog de graça na internet.

Contudo, o DNSPark fez uma transferencia interna que tirou do ar meu blog e eu entrei inclusive na ajuda do Glooge e nada consegui de frutífero.

Diante desta dificuldade, pergunto se tens mais alguma dica sobre aquela configuração que estão exigindo no DNSPark neste momento, de modo que eu consiga restabelecer meu blog.

Registrei meu pedido de ajuda no Google ajuda neste endereço (ver link). Entre e veja se consegues entender o que está acontecendo e me afetando neste momento :http://www.google.com/support/forum/p/blogger/thread?tid=1ac5625278253c76&hl=pt-BR

Como sabes meu blog está no endereço www.jlf.adv.br se conseguires me ajudar agradeço muito.

Atenciosamente,

João Luís Fróes
Canoas/Rio Grande do Sul

Amigo,

Vá até sua conta do Registro.br e na administração do domínio "jlf.adv.br", altere os DNS primário e secundário para "fns1.dnspark.net" e "fns2.dnspark.net" respectivamente e em algumas horas teu site estará de volta.

Em tempo, os tutoriais técnicos foram movidos para http://blog.luferat.net.

Abraços...

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.