23 de abril de 2010

Microsoft e facebook: docs.com

A Microsoft se uniu ao Facebook para competir com o Google Docs, e criaram o docs.com, um espaço para compartilhamento de arquivos do MS Office (Word, Excel, Powerpoint) dentro do Facebook.

Como tenho conta no Facebook, tentei enviar um arquivo de teste (MSWord), mas parece que o serviço está restrito a convidados  (ou apenas a usuários dos EUA). Enfim,  parace que o Microsoft Office live -(versão online do MS Office 2007)  que virou Office  Live Workspace (espaço para visualização, impressão e armazenamento de arquivos do MS Office) - não emplacou como ferramenta colaborativa,daí a joint-venture (parceria).

Pessoalmente acho que a MS está utilizando mal seus próprios recursos. Se ela integrasse o SkyDrive (armazenamento e compartilhamento de arquivos), o Hotmail (serviço de email) e o Live Messenger (mensagens instantâneas e um tipo de rede social) poderia dispensar essa parceria.

Como não dá pra comentar um serviço que não pude utilizar, vamos aguardar e ver até onde esse serviço irá evoluir...

2 comentários neste post

O Google tem investido “na melhoria” do Google Docs, mas vem dando umas “vaciladas”. O serviço que antes era sempre leve, simples e rápido, em alguns momentos fica instável, com algumas funções falhando e principalmente demora a carregar.

Há funções que falham com o Chrome e funcionam bem com o IE. Umas apresentam problemas com o Firefox, mas operam bem no Chrome e no IE e assim vai…

Os mesmos problemas de instabilidade e lentidão vem sendo observados também no Picasa Web, Google Sites e Blogger.

Tudo isso é perceptível porque tenho alguns clientes que usam “a nuvem” do Google em seus empreendimentos e eles me retornam os mesmos problemas, mesmo nas versões pagas dos serviços…

Se antes, mesmo uma conexão discada dava conta de acessar o serviço satisfatoriamente, atualmente, numa banda larga a coisa está demorando demais em alguns casos.

Parece que o Google está cometendo a mesma “gafe” que aconteceu com diversas outras excelentes aplicações que viraram “bloatwares” como Firefox, Ubuntu, WordPress, phpBB, Nero, Office, iTunes, Adobe Reader e tantos outros…

Estaria perdendo aquela “simplicidade” estampada em seu slogam?

Nós, usuários assíduos do Google esperamos que seja apenas um momento de transição e que a concorrência ajude a melhorar o serviço e não inchá-lo.

Acredito que os serviços tem de evoluir, mas nem sempre o hardware acompanha o software como deveria (o excesso de acessos os serviços do Google parecem ser um bom exemplo desses problemas citados)…

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.