26 de fevereiro de 2010

Problemas no newsletter

Nesses últimos dias tenho notado algumas atividades estranhas em nosso newsletter (envio de mensagens por e-mail) que é gerenciado de forma automática pelo excelente serviço FeedBlitz.

Acontece que venho recebendo diversas solicitações de remoção de cadastros, ou seja, vários "usuários" estão pedindo para não receber mais nossas mensagens. Isso é comum acontecer, pois algumas pessoas deixam de usar um determinado e-mail, estão trocando de e-mail ou simplesmente não querem mais receber nossas mensagens. Há até as que, como Eu, estão de "saco cheio" da Internet (na verdade das pessoas que "fazem" a Internet) e dos rumos que a grande rede está tomando.

- Pois é, perceberam como tenho estado ausente da Web?

Mas essas solicitações são poucas, até porque temos (ou tínhamos) poucos assinantes.

Hoje pela manhã resolvi acessar o FeedBlitz para saber o que está acontecendo e para minha surpresa a base de assinantes simplesmente saltou de 80 cadastrados para 603, como se pode ver no quadro abaixo do menu, isso em apenas um mês.

Muito estranho, já que o site tem uma ridícula média de 400 visitas por mês segundo o Google Analytcs e, sem querer menosprezar, mas é uma triste realidade, a grande maioria de nossos visitantes não sabe o que é ou para que serve um newsletter.

Ainda estou tentando apurar o que está acontecendo: se é um "boom" de visitantes mesmo, o que seria um milagre; se é um "bug" do FeedBlitz ou ainda alguma "bisonhice" de um webmaster "pirata" que "clonou" meu site. Isso tem acontecido muito ultimamente e é um dos motivos de Eu ter me afastado da produção de conteúdo para a web.

Se você foi "vítima" desse "causo", por favor, me informe, pois SPAM é uma das coisas que mais odeio na Internet. Aproveitando, passo alguns esclarecimentos sobre nosso newsletter:
  • Os cadastros e as mensagens são automaticamente gerenciadas e enviadas pelo serviço FeedBlitz, usando a versão gratuita do serviço;
  • As mensagens são enviadas apenas uma vez por semana, todas às sextas-feiras, isso quando tem novidades no site. Caso não haja novidade, nenhuma mensagem é enviada;
  • O conteúdo das mensagens é automaticamente montado pelo FeedBlitz com base em nosso Feed RSS;
  • O assinante pode alterar suas opções de cadastro e mesmo removê-lo a qualquer momento, clicando no link "unsubscribe" que fica no rodapé da mensagem;
  • Eu não acrescento novos usuários manualmente, a não ser a primeira leva com cerca de 30 e-mails que já eram assinantes do site anterior (antes da migração para o "Luferat.Net");
  • Para assinar a newsletter o visitante preenche um formulário de cadastro e tem que confirmar que quer receber a newsletter. Mas pode acontecer de outra pessoa acessar o formulário e usar o e-mail de outros.
Como disse acima, meus sites têm sido vítimas de clonagem "descarada" ou "camuflada" nesses últimos tempos, mesmo Eu permitindo que qualquer um copie minhas criações, desde que me avisem e deem os devidos creditos a mim e aos autores que publicam em meus sites. Isso me passa a impressão de que um desses "nojentos" fez o trabalho tão porcamente que clonou meus formulários, enviando novos cadastrados para mim e não para a cópia mau feita dele.

- Isso sem falar nos diversos e-mails que Eu não lembro de ter enviado para mim mesmo!

Peço desculpas pelos transtornos, continuo analisando o que ocorreu e peço que você me dê um retorno. Nossos comentários estão abertos.

[UPDATE - 26 de fevereiro de 2010 às 18:05]

Descobri que a maioria esmagadora dos novos e-mails cadastrados no newsletter simplesmente não existe. Ou saão endereços errados tipo "@hotmail.com.br" ou "@gmeil.com", ou contas canceladas e ainda contas com a caixa cheia, provavelmente abandonadas. Já estou deletando as contas para ver se voltamos ao normal.

Está cada vez mais sinistro...

Atenciosamente...

Prof. André Ataíde

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.