12 de dezembro de 2009

Oportunidades: trabalho duro em casa

Notebook na cama
Como alguns sabem, faz tempo que presto serviços de administração de redes e servidores para uma grande corporação multinacional onde, 99,9% dos trabalhos são feitos remotamente. De meu próprio escritório, administro a rede e os servidores comerciais das três filiais espalhadas pelo Brasil e ainda mantenho contato direto com a sede no exterior.


Essa já é uma fórmula antiga na empresa que se orgulha da modernidade de seu parque informático. Toda a administração da rede comercial, no mundo inteiro, é terceirizada e comandada à distância e isso acaba se estendendo também aos clientes: muitos passaram a adotar departamentos de suporte virtuais com acesso remoto.

Claro que não há novidades aqui e nem exclusividade desta empresa, mas com certeza é uma novidade no Brasil que vem se desenvolvendo bem, por exemplo, na área de EAD (Educação à Distância) já que, além do óbvio corte de custos, essa metodologia possibilita que as pessoas trabalhem em ambientes mais familiares, sem o estresse do trânsito, seja terrestre ou aéreo.

E os bons resultados deste tipo de trabalho farão com que a empresa estenda os escritórios em casa para a área administrativa também. Espera-se para meados de 2010 uma diminuição de 70% de funcionários dentro dos espaços físicos da empresa, sem necessariamente gerar demissões já que, os que conseguirem se adaptar, continuarão trabalhando em casa ou em seus escritórios particulares, indo aos escritórios físicos da empresa somente em ocasiões específicas.

Obviamente, as coisas não estão sendo feitas às cegas, estamos falando de uma grande multinacional, então estamos contando com suporte de outras instituições “entendidas” do assunto. Mas sobrou para mim, como administrador remoto, passar experiência para o pessoal que vai entrar na “nova onda” da empresa. Estava justamente trabalhando em uma apresentação “remota” para o povo, e daí a idéia de postar aqui também e dar a dica sobre esse “novo” nicho a ser explorado.

Esquema simples do escritório virtual.
Devido à influência da empresa no mercado como um todo e pela própria evolução desse tipo de serviço, há previsões que em 2012, já sejam mais de 300 postos de trabalho remoto, juntando somente a empresa e clientes atuais e futuros.

Fica a dica para quem está procurando uma boa colocação na área de tecnologia e também de administração em geral: se preparar para um futuro remotamente controlado! Os profissionais de tecnologia devem ficar atentos as possibilidades e desde já se preparar, conhecendo as aplicações, conceitos e padrões adotados nesses novos conceitos de “escritórios virtuais”, EAD e administração remota.

Em um próximo post eu repasso dicas práticas, que fui dominando com o tempo, de como trabalhar dessa forma sem comprometer a vida pessoal e a agenda...

E não me peçam emprego tá? Eu sou só mais um “peão” nessa massa de manobra!

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.