10 de dezembro de 2009

Chrome com extensões: e agora?

Xmarks no ChromeAgora é oficial! O Google Chrome, um dos navegadores mais velozes que uso, que só perde às vezes para o Opera, está aceitando extensões...

Já uso o navegador do Google intensamente no netbook por motivos óbvios, mas no desktop e no notebook só "usava" para testar o design e ferramentas de sites em desenvolvimento. Não usava o Chrome justamente pela falta das extensões, mais especificamente da extensão Xmarks, que é fundamental para mim e que funciona muito bem no Firefox e mais ou menos no Internet Explorer.

Mas agora, juntando a velocidade, simplicidade e facilidade de uso do Chrome com as extensões (leia-se Xmarks), a coisa pode mudar radicalmente. Já havia reclamado antes do Firefox que, mesmo sendo um excelente navegador, vem "inchando" demais nos últimos tempos e ficando cada vez mais pesado. Também tenho percebido alguns bugs mínimos mais chatos do "raposinha" com o Windows 7.

A nova versão do Chrome também permite sincronizar os favoritos em qualquer navegador, como o Xmarks já faz, mas a extensão de terceiros tem a vantagem de sincronizar-se mesmo em navegadores diferentes enquanto o recurso do Chrome é restrito à ele e usa a conta do Google Docs.

Cabe observar que somente a versão beta tem estes novos recursos, mas ela é bem estável. Que não gosta de ser "cobaia" vai ter que esperar mais alguns dias, até que a versão final do navegador seja liberada.

Ainda é cedo demais para dizer que o Chrome dominará o mundo. Já disseram isso do Firefox e o IE continua sendo o navegador mais usado, mesmo perdendo terreno constantemente. Quem vive de adivinhação é especulador da bolsa de valores :-)

Como bom profissional que tento ser, antes de "falar" besteiras, desde agora começarei a usar o Chrome produtivamente no desktop e avaliar como ele se sai...

E aproveito para dar a dica aos amantes do IE. O Google liberou a algum tempo uma polêmica extensão "Google Chrome Frame" para o navegador da Microsoft que faz com que ele use o motor de navegação (leia-se JavaScritp/DOM) do Chrome no IE. É algo como usar a interface "familiar" do IE com a experiência de navegação veloz do Chrome.
Extensões do Chrome
Xmarks e outras extensões funcionando no Chrome.
Seguem os links aos interessados:

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.