26 de novembro de 2009

Não trabalhe com o PC aberto

PC radioativo
Lá no fórum, nosso amigo "Forsythe_ER_921" postou uma questão à respeito de superaquecimento do PC, incluindo dúvidas sobre trabalhar com o PC aberto. Meus estudantes e clientes já sabem que tenho opinião formada à respeito do assunto, mas como ele é longo, preferi fazer um post aqui no blog, até para saber a opinião dos visitantes.

Lembra que de tempos em tempos alguém fala que o celular "pode" fazer mau para a saúde? Lembra que sempre avisam para ter cuidado com o forno de micro-ondas desregulado? Para evitar morar perto de antenas transmissoras de rádio, celular e TV?

Isso tudo é por causa das altas frequências com que estes equipamentos operam. As ondas de rádio de alta frequência, na faixa dos milhares de megahertz (ou GHz), podem atravessar nosso corpo com muita facilidade e também podem fazer as moléculas de água dentro dele vibrar, gerando atrito, aquecimento, matando células e gerando tecidos cancerígenos...

Claro que isso nunca foi provado para o "povão" e nunca será, pois os fabricantes deixariam de vender trilhões se soubéssemos disso!

Mas e o "kiko"? O que o PC aberto tem a ver com isso? Simples: as frequências com que os PCs atuais operam, com destaque para o processador, estão justamente na faixa dos GHz, além disso, enquanto um celular dissipa cerca de 0,08 watt de potência, um processador pode dissipar 1000 vezes mais do que isso. Se um celular faz mau então imagina um PC?

Esse é um dos motivos da caixa (gabinete) onde o PC estar instalado ser de metal, o mesmo com o forno de micro-ondas. O metal transforma as ondas de rádio em eletricidade, como uma antena faz, e desvia essa eletricidade para a Terra pelo pino do meio da tomada. Assim as ondas "nocivas" não vazam.

Podemos fazer um teste simples com o celular. Coloque-o dentro de seu PC desligado, com a tampa aberta e ligue para ele; provavelmente tocará, indicando que as ondas de rádio podem entrar (e sair!). Agora, feche o gabinete, incluindo os parafusos e ligue novamente para o celular; ele estará fora de área, indicando que os sinais de rádio não entram no gabinete fechado e claro, também não saem. O mesmo teste pode ser feito com o micro-ondas, mas desligado, tá?


Faça a manutenção contínua de seu micro-ondas!
Aliás, o forno de micro-ondas funciona por ondas de rádio! Ele nada mais é do que um transmissor de rádio de alta potência que faz as moléculas de água presentes nos alimentos vibrar. Essa vibração gera muito calor que acaba por cozinhar os alimentos muito rápidamente.

Claro que o assunto é polêmico, mas a polêmica está justamente se é perigoso ou não para a saúde trabalhar com o PC aberto! Ninguém questiona quando ele está fechado! Então, na dúvida, fico com a certeza de usá-lo como ele deve ser usado.

Minha dica então é que o computador por si só já gera muitos males para nossa saúde: sedentarismo, postura errada, falta ou excesso de apetite, tendinite, perda de visão, falta de raciocínio, escrita incorreta, baba incontrolável, atrofia cerebral, miguxismo (ou orkutismo), "bloqueio mental" e muitos outros problemas. Então, não some mais um, o câncer, à esta lista! Não cozinhe seu cérebro! A maioria dos PCs foi projetada para operar fechado, aparafusado e aterrado e é assim que deve ser.

E você? Concorda ou "sem corda"?

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.