30 de novembro de 2009

E os boletos voltaram…

E os boletos voltaram...
Final de ano vai chegando e o pessoal, quando começa a fazer as contas dos gastos com as festas e com a enxurrada de impostos do ano que vem, descobre que a grana não vai ser suficiente. Nas empresas ocorre algo similar, ainda mais tendo que bancar o 13º dos funcionários que não se tem de onde tirar.

É nessa época que as máquinas fraudulentas começam a funcionar a todo o vapor. Já estão rolando na Internet inúmeros avisos sobre convites falsos para o "Novo Orkut".

"- Clique e ganhe um convite! E de brinde um spyware ou cavalo de Tróia, à sua escolha!!!"

Pior que esse tipo de estratégia funciona! Se não funcionasse, não haveria gente empreendendo tempo, esforço, dinheiro e perigo de prisão ou coisa pior. O que tem de miguxo e fofuxa, normalmente entre aqueles que pensam que Orkut é dono da Internet e Windows é de graça, que cai nesse tipo de fraude, não se conta.

Outro bom exemplo de "falcatrua" que tem dado muito certo são os famosos "boletos do Registro" que são enviados para donos de domínios. São boletos bancários comuns, válidos e pagáveis em qualquer banco, mas que são muito similares aos que o "Registro.br", órgão responsável pelo registro de domínios ".br".

Tá bom! Trata-se apenas de uma empresa "inominável" tentando ganhar uma "merrequinha" no final de ano e que está na verdade oferecendo "honestamente" algum tipo de serviço para seu domínio como hospedagem ou e-mail, basta você pagar o boleto!

Mas... Pera aí Siri? Como eles vão saber o tipo de serviço que eu quero? Como vou saber como acessar estes serviços? Porque mandaram um boleto e não um simples folder? Por que o logotipo do envelope tenta se passar pelo do Registro.br? No mínimo estranho, não é?

Pior ainda: como meus dados pessoais e os da minha empresa foram parar na mão dessa pilatragem? Será que o próprio Registro.br dormiu no ponto e expôs nossos dados?

Só essa semana recebi uns quatro boletos desses, inclusive para um domínio que já expirou faz tempo. Três desses boletos são da mesma "empresa". Além dos preços absurdos para serviços ridículos, não há nenhuma referência ou informação de como entrar em contato com eles. O máximo que tem é uma caixa postal como remetente.

O aviso tá dado aos desavisados, inclusive pelo próprio Registro.br que mandou e-mail para todos os assinantes avisando da tentativa de fraude.

Fiquem atentos miguxos e fofuxas!

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.