13 de outubro de 2009

Usando feeds e o Google Reader

Usando feeds e o Google ReaderE lá vou eu de novo tentar colocar na cabeça desse povo como é importante estar atualizado...

Nesse fim de semana, estava dando uma geral nas estatísticas de acesso aos meus sites e verifiquei alguns fenômenos interessantes.

O que mais me chamou a atenção foi o público ativo! A maioria dos visitantes tem algum conhecimento mais avançado de informática e boa parte deles tira algum ganho financeiro desse conhecimento, portanto são profissionais, correto?

Pela minha experiência, para que um profissional se mantenha ou se destaque no mercado, além de ter conhecimento de base atualizado constantemente, ética e profissionalismo, precisa estar antenado com as novidades e necessidades dos clientes modernos.

O segundo fenômeno foi o que me preocupou: boa parte desses visitantes mais especializados aparecem nos meus sites como por milagre, ou seja, digitando o endereço no navegador, por indicação de alguém, por um link em outro site, pelas mãos dos newsletter ou indicação de um desses indexadores de blogs. Gosto muito disso!

Claro que não citei o Google, Yahoo!, Bing e outros mecanismos de busca que estão no topo da lista, e até mesmo o Twitter que está se destacando, daí eu ter dado ênfase a ele nos últimos dias. Muuuuito bom! :-D

Mas está faltando algo? E justamente esse "algo" deveria ser, na minha opinião, uma ferramenta fundamental para qualquer profissional com o perfil exigido hoje em dia. Estão faltando os referrer vindos dos feeds RSS.

Estranho termos um público mais restrito e experiente, mas que não usa uma das melhores ferramentas para se manter atualizado, a Internet, de forma mais produtiva.


Feeds: por uma Internet mais produtiva!
Claro! Pode ser que esse povo use feeds, mas não inscreveram os dos meus sites! É possível, mas tenho conversado com colegas de profissão, feito entrevistas de seleção com profissionais e até mesmo em sala de aula, em bate-papos com meus estudantes e tenho percebido que a grande maioria desconhece os feeds e poucos já ouviram falar neles. E nem mesmo outra metodologia diferente de ficar entrando de site em site eles usam...

É ou não é preocupante? Então para, mais uma vez tentar ajudar nosso povo desinformado, dou minha contribuição com a apresentação abaixo e convido a você que tem sites que também são voltados para profissionais (ou não) a incentivar nossos visitantes a usarem os feeds.

Segue a apresentação e já sabe: Qualquer dúvida, nossos comentários e nosso fórum estão abertos...
Para quem já domina o Google Reader ou usa outro agregador, baixe e importe a lista OPML dos meus feeds.

Já para quem gosta de redes sociais e quiser seguir meus ítens compartilhados no seu Reader, adicione-me!

E mande seus feeds para mim também!

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.