20 de julho de 2008

Crie sua identidade universal

Um Avatar é uma pequena imagem que representa um indivíduo, funcionando como uma identidade visual do usuário em sites, blogs, fórums e outros serviços. Muitos sites permitem que o usuário cadastrado crie um avatar, mas normalmente ele fica restrito ao seu cadastro no site.

Os sites e blogs que usam o WordPress como plataforma, suportam o serviço Gravatar, pertencente ao mesmo grupo, que permite ao usuário ter um avatar personalizado que pode ser usado em diversos sites e serviços de graça. Assim, sua indentidade visual não precisa ser refeita em cada site que você visitar.

Mesmo que você não seja cadastrado no site, é possível usar o seu Avatar do Gravatar, bastando usar o e-mail que você cadastrou no serviço para enviar comentários para um post por exemplo. Então, o que o site faz é perguntar ao site do Gravatar se ele tem alguma imagem associada ao e-mail do usuário. Se encontrar, exibe a imagem, senão, exibe uma imagem cinza padrão do Gravatar.

Para ter seu Gravatar, siga estes passos:
  • Acesse o site http://en.gravatar.com/ e clique no link “Signup Now“;
  • Entre com o e-mail que você costuma usar para se cadastrar ou interagir com os sites, mas lembre-se que tem que ser um e-mail válido;
  • Clique no botão “Signup” e acesse sua conta de e-mail para confirmar o cadastro;
  • Lá, você encontrará uma mensagem com o título “Welcome Gravatar”. Abra a mensagem e cliqeu no link para confirmar o cadastro;
  • De volta para a página do Gravatar, complete seu cadastro, criando seu nome de usuário (Nickname) e uma senha;
  • Com o cadastro completo, basta logar-se e clicar no link “add a new one” para associar uma imagem ao seu e-mail.
Existem várias possibilidades para incluir uma imagem. Você pode enviar uma do seu PC, pegar uma da Internet ou usar uma das diversas imagens disponíveis no site do Gravatar. É póssível ainda ter mais de um avatar na sua conta, cada um associado a um endereço de e-mail diferente.

OpenID

Se você quer ter, não só um avatar universal, mas um cadastro universal, que possa ser usado em diversos sites e serviços, inclusive no Blog CataBits, sem a necessidade de se cadastrar em cada um deles, a melhor opção é o OpenID, um serviço distribuído, suportado e apoiado por diversos sites, inclusive grandes portais como o WordPress, o Blogger e o Yahoo!.

Diferente do Gravatar, existem vários sites espalhados pela web que fornecem uma OpenID gratuitamente. OpenID é um sistema de identificação que faz parte de uma rede distribuída na qual a identidade de um usuário é dada por uma URL ou XRI que pode ser verificada por qualquer servidor executando o protocolo.

Em sites que suportam OpenID, usuários não precisam criar uma nova conta antes de poder acessá-lo. Só é necessário autenticação por um site que suporta o OpenID, chamado provedor de identidade. Esse provedor pode então confirmar o dono da OpenID para outro site que suporta OpenID.

Ao criar seu OpenID, você receberá uma URL no formato https://seunome.provedor.com ou https://provedor.com/seunome. Basta colar esta URL no campo de login dos sites que suportam OpenID para se logar sem a nacessidade de cadastros adicionais. Se você autorizar, seus dados cadastrais serão automaticamente importados pelo site, mas isso não é obrigatório.

Para criar seu OpenID, eu sugiro os seguintes provedores:
  • myOpenID.com – Gratuito, fácil de usar e em inglês;
  • VeriSign’s PIP – Gratuito e um dos mais confiáveis, mas está em inglês;
  • Yahoo! OpenID – Gratuito para quem já tem uma conta no Yahoo! Em português;
Como o processo de cadastro em cada um destes serviços é diferente, não vou descrever os passos. Quem tem pouca intimidade com as idas e voltas da Internet, começe pelo myOpenID.com que tem um processo bem fácil. Nada te impede de ter mais de uma OpenID no mesmo provedor de identidade ou em provedores de identidade diferentes, mas isso pode se tornar um pouco confuso.

Dica: Ao entrar com sua OpenID no Blog CataBits, para enviar um comentário, não é necessário entrar com o Nome, E-mail e Site. Apenas a OpenID é necessária. Os outros dados serão obtidos do seu provedor de identidade.

Apesar de ainda não ser tão difundido quanto poderia, o OpenID é uma boa idéia e uma tentativa de diminuir a quantidade de informações pessoais que deixamos espalhadas pela Internet. Muitos sites grandes ainda relutam em “compartilhar” o cadastro seus usuários com o resto do mundo devido às suas práticas comerciais, mas se a idéia der certo, vai ajudar não só aos usuários mais também a diminuir a quantidade de Spam, fakes, pixings e diversos outros males que assolam a grande rede.

Em caso de dúvidas, dicas e sugestões, comentem!

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.