25 de abril de 2008

Você cuida da sua segurança?

SegurançaJá faz algum tempo que o CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil, através do CERT.br - Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, edita e publica diversos documentos relacionados à segurança da Internet no Brasil. É oficialmente atribuída ao CERT.br a tarefa de cuidar da segurança da Internet no pais, monitorando e reportando incidentes, informando e treinando pessoal e desenvolvendo documentação.

Apesar do excelente trabalho que a equipe realiza, é triste descobrir que poucos brasileiros conhecem estes documentos que são desenvolvidos para usuários, administradores e empresas brasileiros, todos voltados para nossa realidade. Pior ainda: dos que conhecem, poucos levam as informações a sério e depois ainda ficam falando que o Windows é uma porcaria!

Os documentos vão desde a informativa Cartilha de Segurança para a Internet, voltada para usuários finais, contendo uma linguagem bem acessível, passando por documentos mais voltados a administradores de redes de vários tamanhos até vídeos voltados para crianças e jovens, com animações que informam e orientam divertindo. O centro tem até um site específico sobre SPAM, a praga das pragas da Internet.

Além disso, os outros sites da rede do CGI.br tem muitas informações, documentações, F.A.Q.s - Frequently Asked Questions - Questões Freqüêntes -, dicas, tutoriais, estatísticas e muito mais. É uma rede que deveria ser de consulta constante por parte dos profissionais da informação.

Para que você, sua família e seus amigos comecem a ficar por dentro do universo da Internet brasileira, aí vão alguns links:
Abaixo estão os links diretos para os vídeos publicados até o momento pelo CERT.br. Os vídeos estão no formato WMV (Windows Media Video) de alta resolução. Para outros formatos e tamanhos, acesse este link:

Navegar é Preciso Os Invasores SPAM Defesa

Aprenda, oriente-se, informe-se, atualize-se... Lembre-se! Informação é poder!

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.