16 de dezembro de 2007

Interfaceando em formulários

Outro dia conversando com meus alunos sobre design para formulários de internet discorri sobre as seguintes linhas de pensamento sobre este tipo de interface, latu sensu:

- Campos de texto: Se forem de linha única devem ter largura igual a dos caracteres permitidos, sob pena do usuário estar no final da sentença e não ver se digitou corretamente o início.

Exceção feita aos campos para upload de arquivo (File Field), cujo conteúdo é proporcional ao caminho (path) de dietórios/pastas do computador do usuário.

Se não forem estes casos, devem ser campos de textos longos (textarea):

- Críticas para campos de preenchimento obrigatório, que impeçam o envio de campos vazios devem ser listadas dentro da própria interface da página (e não em telas de alerta) se os campos obrigatórios excederem a 4 campos; essa crítica também pode ser indicada por algum tipo de sinalização no(s) próprio(s) campo(s) obrigatório(s) - destacar os campos vazios com cor contrastante, p.ex.

- O botão “limpar” (reset) deve ou não ser mantido? A antiga Macromedia (agora Adobe) pregava que o botão “limpar” deveria ser omitido, para evitar que o usuário clique nele sem querer; outro argumento é que o botão atualizar do navegador (tecla F5) deve ser usado para limpar o formulário, pois ninguém atualiza a página por engano.

Inverter a ordem dos botões é algo que muitos webdesigners/projetistas de internet fazem, colocando o “limpar” à esquerda e o “enviar” à direita; eu vejo isso como um preconceito bobo com usuários canhotos (repare que o cursor do mouse já fica apontado à esquerda, como que reforçando este pensamento).

Exibir um alerta ao apertar o botão limpar, solicitando confirmação da ação foi uma solução que um aluno colocou, lançando uma luz interessante sobre esta questão.

Uma tela que informa quais campos devem ser apagados ao apertar “limpar” é um pensamento além, que se justifica em caso de formulários extensos.

- Já é hora do W3C (ou Adobe) implementar personalização dos botão radial (radio button) e de marcação/verificação (checkbox), por folhas de estilo/CSS styles (se é que já não o fez até a presente data). Programar para mudar o colorido/aparência do botão radial e de marcação é algo que já deveria ser parte do passado.

Enfim, muita coisa já foi feita e mais ainda poder ser desenvolvida em relação a interface de formulários, essa discussão é longa. Achei interessante registrar essa discussão, para que outras pessoas opinem também.

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.