1 de junho de 2007

Google offline

Muitos como eu já são usuários assíduos de vários serviços do Google como Reader, Agenda, Textos e Planilhas, Gmail, Notebook, PicasaWeb e alguns outros que estão sempre nos meus favoritos, com a grande vantagem de que estão (quase) sempre disponíveis em qualquer computador com acesso à Internet, e sem a necessidade de instalar nada.

Mas ainda sofremos quando o assunto é conexão com a Internet. Com a pouca disponibilidade de Internet banda larga, acesso discado caro e lento e a espera de tecnologias móveis mais acessíveis, nem sempre é possível acessar nossas informações e aplicativos online.

Para solicionar o problema e Google disponibilizou essa semana o Google Gears, um conjunto de plugins que, quando instalados nos navegadores mais populares, permite usar os aplicativos online mesmo desconectado da web. Com o Gears os dados ficam armazenados localmente e são sincronizados com os aplicativos online assim que o micro se conectar com a web.
Como tradicionalmente, a versão liberada é beta (e deve ficar assim por alguns anos ), mas já é funcional com algumas aplicações que funcionam tanto no Internet Explorer 6/7 quanto no Firefox 1/2. Fiz os primeiros testes no Firefox 2.0.0.4 (atualizado hoje) com o Google Reader e está bem funcional. Não se percebe que está offline ao usar o Reader.

O Google recomenda que apenas desenvolvedores usem o plugin no primeiro momento e já está convidado-os a colaborar para permitir o uso de mais aplicativos com o Gears.

Para baixar o plugin e saber mais, acesse o site do Google Gears.

Em uma simples conclusão, acho que o Google acaba de se eleger concorrente direto dos aplicativos locais...

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.