30 de maio de 2007

Tecnologias do futuro? Que futuro?

Não, essas não são notícias ou especulações sobre alguma coisa que os cientistas prevêem para um futuro próximo! Também não são teorias, utopias ou delírios de quem não tem o que escrever no blog.

A primeira ainda não é total realidade para o público em geral: a Sony demonstrou mais o próximo passo com a tecnologia oLED (Organic Light Emiting Diode). Pra quem não sabe, LEDs são aquelas “luzinhas” que ficam piscando na frente de se PC ou que acendem embaixo do seu mouse óptico. Os LEDs de material orgânico já estão presentes em celulares, câmeras e até alguns MP3/MP4.

Pois a idéia agora é construir esses dispositivos em escalas muito pequenas e juntando vários formar uma tela de alta resolução. As vantagens são muitas: economia de energia, melhor contraste, não é necessário ter uma fonte de luz como o LCD, espessura da tela e principalmente flexibilidade. Mas é flexibilidade mesmo! Veja o vídeo abaixo:
A segunda acaba de ser realidade! Hoje a Microsoft liberou informações, vídeos e o hotsite do Surface, uma tecnologia que pretende aposentar de vez a dupla mouse/teclado e trazer o computador para mais perto da família como a mídia definitiva de entretenimento.

Bom. Chega de enrolação e veja por si só!
Sentirei saudades dos velhos PCs com tela preta, onde digitávamos centenas de letrinhas brancas, e do mouse de “bolinha”. Lembram disso?

[UPDATE em 02 de junho de 2007]

Atualização: A Microsoft começará a vender o Surface no final deste ano por um preço aproximado de 10.000 dólares. E a Sony pretende vender as primeiras TVs oLED ainda no segundo semestre de 2007.

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.