30 de março de 2007

Web picaretas à domicílio

Tenho vários domínios registrados e sites hospedados, tanto meus como o CataBits e o Siris como de clientes e até de amigos e alunos. E desde que registrei meu primeiro domínio “.br” recebo ofertas de empresas, sejam idôneas ou não, oferecendo os mais diversos serviços, desde venda de papel higiênico até orgãos humanos usados mas em ótimo estado de conservação.

Agora, os bandidos estão armando arapucas diferentes para pegar os desatentos. Esta semana um amigo e cliente recebeu pelos Correios, três boletos de cobrança e com prazos de vencimento muito curtos.

Os boletos trazem pouca informação a respeito da empresa ou dos serviços que estão sendo cobrados, mas tem um vistoso logotipo, coincidentemente bem similar ao do “Registro.br”, responsável pelo registro de domínios “.br”. Os dois endereços web informados nos boletos não menos suspeitos pois fazem referência direta, além do Registro.br, à ICANN e, na frente, além do logotipo suspeito tem a descrição do domínio do cliente.

Um funcionário desatento da empresa ou mesmo um dono com poucos conhecimentos poderia ser facilmente levado a pensar que o boleto se refere ao pagamento de seu domínio! Ao receber o boleto, meu amigo me procurar desesperado porque o vencimento está em cima e o valor subiu muito, pois era de R$30,00 e foi para R$130,00!!!

Em uma analise rápida já deu pra sentir a falcatrua armada pela corja e aproveitei pra mostrar todos os que já recebi até hoje. Sim! Tenho todos guardados! Quem sabe, quando tivermos um sistema sério e funcional, ganho uma grana desses meliantes?

Que a bandidagem corre solta na web, todos já sabemos… O grande problema que fica sem solução é que nossas informações pessoais estão rolando à solta nas mãos de criminosos perigosos, e sabemos bem onde eles conseguiram tais informações, já que está tudo acessível no site do Registro.br! Poderíamos considerar esta instituição, co-autora desses crimes? Sei que a instituição é séria, mas não tem feito grandes ações para evitar estes crimes. Quem sabe tornando-a culpada ou mesmo omissa, tenhamos uma solução que dê certo!

Fica o aviso para quem está entrando na área ou está desatento e aproveitem para avisar aos seus clientes. Pesquisando na web, achei diversos comentários sobre os tais boletos, e-mails do próprio Registro.br, avisando sobre a falcatrua e até mesmo tentativas mau-sucedidas da tal empresa em se explicar…

Quem quiser, que pague para ver!

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.