28 de dezembro de 2006

Office 2007 Online

Demorou mas finalmente consegui um link para testar gratuitamente o Office Online. A Microsoft nunca se notabilizou por criar tendências e sim investir no que é reconhecidamente bom ou consagrado (a interface Windows, o MSN/Live Messenger, etc).

Mas verdade seja dita, o botão direito do mouse e os "assistentes de tarefas" fizeram e fazem escola... Outro dia olhei um notebook comprado nos EUA por um amigo e vi um Office 2007 versão trial. Realmente a Microsoft está re-orientando seu negócio; mesmo tendo chegado tarde à web o Office 2007 Online parece ser um bom produto... Daqui a uns dois anos, quando a empresa copiar direito a concorrência, como no caso do citado MSN/Live Messenger.

Entrei no site do Office 2007 ou Office Online, e depois de um longo processo de registro com dois formulários, dois logins e dois downloads de ActiveX diferentes, sendo um de uma empresa terceirizada, pude acessar o Office Online.

Página inicial do Office 2007 Online com tutoriais para cada aplicativo.
Bem, a idéia não é nova, já existiam suítes de aplicativos on-line em JAVA no mercado, tão lentas quanto esta, quando a web comercial chegou ao Brasil, em conexão discada.O Google fez/adquiriu suítes on-line mais "ágeis" do que esta (o Google SpreadSheets e o Writely), mesmo para quem não tem banda larga.

Fui usar o Clipart Online, e desta vez não havia aqueles avisos de "se fizer download e não for registrado, isso constitui crime...". É grátis, pode baixar, que se instala no ClipArt Gallery de seu Office Desktop. Ou pode usar direto da web, numa interface igual a do Office desktop, só que mais "coloridinha". E você pode baixar cliparts animados, além de fotos e vídeos pequenos (!).

Só não entendi porque a busca dentro do Word Online não retornou o mesmo clipart buscado fora do aplicativo, na página do Office Online. Outra coisa que causou estranheza foi não ter o menu Editar (os comandos de copiar, colar) disponível, apenas usando o botão direito do mouse.

Uma outra coisa que contextualiza, mas pode causar certa confusão a usuários novatos é ter DUAS barras de navegação, a do Windows e a do Office 2007, sendo que ambas funcionam praticamente igual e com as mesmas funções. Aliás, esse é um ponto interessante, a interface do aplicativo do Office Online possui um "disco virtual" onde você pode salvar e abrir documentos como se usasse um HD remoto. Nesse sentido deu de 10 a zero nos aplicativos Google, Writely e spreadsheet citados. Por que reinventar a roda ou usar uma interface de diretórios pior, se já existe uma consagrada nos desktops?

Engraçado foi só ver o relógio da barra de tarefas online, marcando 11:00 horas enquanto aqui no Rio de Janeiro já eram 17:00 horas. Outra coisa curiosa que ainda não descobri foi ver que possuo DUAS impressoras no Office Online e não sei para onde vai o meu trabalho após dizer "sim" para a impressão. Pra finalizar, eu "saí" do Office como desligaria o Windows, e – para minha surpresa – um programa do Windows Online (posso chamar assim?) TRAVOU e deu uma mensagem de erro igual àquela que conhecemos... "Experiência de usuário mais real impossível".

Word, Excel e Visio abertos no navegador
Ou seja, a Microsoft não inovou, mas podem esperar que ela vá passar a concorrência, pode dar tempo ao tempo. Periga só o mercado mudar tanto que esta conquista já tenha se transformado em commodittie, ou seja, aquele produto que todos já possuem, sem valor agregado no mercado.

De resto, vale lembrar que o Office Online funciona em resolução de 800x600, mas melhor em 1024x768 em diante, claro. Se tiver banda larga, melhor...

Referências:

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.