17 de novembro de 2006

Microsoft cada vez mais chata!

Sim, é o que está acontecendo...

Nesta quarta, 15/11/2006, a Microsoft liberou a versão em português do Internet Explorer 7. Já havia testado a versão beta em inglês, junto com o Windows Vista Release e resolvi baixar e testar a versão em português do navegador. No endereço para download consta que arquivo tem somente 14,1 MB, nada ruim para um IE, apesar de o Firefox 2.0 ter apenas 5,6 MB!

Comecei a baixar… Alguns minutos de banda larga depois, “duplo clique” no “IE7-WindowsXP-x86-ptb.exe” e começa a chateação: Primeiro o Norton Internet Security reclama do instalador e tenho que configurá-lo. Instalador rodando e diz que meu Windows tem que ser original, registrado, carimbado, avaliado, rotulado e outros “Ados” da musiqueta; Não testei num piratão, mas tem cara de que vai ser difícil…

Tava bom demais pra ser verdade. Verifica daqui, confirma dali e no próximo passo ele sugere (obriga) a instalação do Windows Defender; Já tinha a versão beta do Defender instalada, que não é lá grandes coisas, e depois de muitas andadas da barrinha (imagem) ele foi atualizado.

Essa barrinha chata não ajuda em nada!
Primeira reiniciada…

Reiniciado, lá vou eu para o segundo “duplo clique” no “IE7-WindowsXP-x86-ptb.exe” e começa tudo novamente. Primeiro ele apresenta um erro e gera um atalho para uma página web de “Troubleshoting” no Desktop, que não ajuda muito e pede para reiniciar mais uma vez.

Segunda reiniciada…

Pronto! Terceiro “duplo clique” no “IE7-WindowsXP-x86-ptb.exe” e vamos lá. Ele começa a baixar algumas atualizações. De que? Ele não mostra, só baixa… E pede mais uma vez para reiniciar.

Terceira reiniciada…

Finalmente o chato do Internet Explorer 7 em português do Brasil está instalado e funcionando, mas não sem antes nos alertar para ligar a ferramenta “Antiphishing” embutida. Cá entre nós, pra quem já é usuário viciado em Mozilla Firefox, não há nada de novo na Interface do IE7. Sem falar que o Firefox instala e já está funcionando em menos de 3 minutos.

A nova interface do IE7.
A nova interface está mais bonita, porém um pouco mais poluída. As novidades ficam por conta da navegação por abas e nas ferramentas disponíveis como, por exemplo, o Zoom da página.

Segundo alguns especialistas em segurança, o IE é inseguro justamente por essa intimidade que ele tem com o Windows e a dependência de arquivos do S.O. O Firefox tem vários bugs conhecidos e tantos problemas relatados quando o IE, mas normalmente os problemas ficam restritos ao navegador, por ele ser “apenas” um programa e não uma parte essencial do S.O.

E se preparem usuários de Windows… A tendência é de que os programas da Microsoft fiquem cada vez mais chatos de instalar por causa dos “gatilhos” necessários para que eles funcionem, WGA (Windows Genuine Advantages) e OGA (Office Genuine Advantages).

Mas, caros usuários, concordam que em parte a culpa disso é nossa?

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.