24 de outubro de 2006

Corrente contra o SPAM no Brasil

Quem não conhece o SPAM?

Qual administrador de site nunca sofreu com as caixas postais que ficam abarrotadas do dia para a noite de mensagens inúteis e muitas vezes sem sentido.

Em contrapartida, quem é que nunca colaborou com o SPAM? Atire a primeira pedra quem nunca enviou uma mensagem não solicitada e com conteúdo inútil. Mesmo que seja aquele e-mail que você repassou, sobre uma garotinha de 3 anos precisando de 1.000.000 dólares para fazer uma operação na próstata. E que, uma empresa importante se propôs a pagar um dólar por cada e-mail enviado…

O SPAM é uma praga moderna, que está longe de acabar e cuja tendência é só aumentar. Só nas quatro contas de e-mail do Siris e do CataBits que tenho, chego a receber 200 mensagens por dia. Dessas apenas uma, ou em um dia de sorte duas ou três, são realmente úteis como contatos de visitantes, colaboradores e parceiros. O resto, mais de 99% é inútil. Correntes, venda de produtos farmacêuticos, para melhorar o desempenho sexual, drogas lícitas e ilícitas, venda de relógios falsificados de marcas famosas, etc.

Muitas mensagens sequer têm sentido. Trazem um testo totalmente ilegível, como se fossem enviadas por crianças que estavam brincando com o teclado. Outras supostamente foram enviadas por mim mesmo, mas com conteúdo em inglês, espanhol ou até mesmo chinês? Eu que mau falo/escrevo o português corretamente!

Bom, depois do desabafo, vamos ao que interessa… Para tentar controlar um pouco a situação, pelo menos no Brasil, o CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil – lançou um site para servir de referência oficial sobre o assunto. O site trás muitas dicas, questões curiosas, informações técnicas e informações sobre os SPAMs, como se livrar deles, controla-los e evitar colaborar com sua disseminação. Ensina inclusive como e com quem reclamar sobre os abusos no uso do e-mail.

O conteúdo é bastante interessante e tem, em sua maioria, uma linguagem fácil e acessível para qualquer usuário de Internet e e-mails. Trás também dicas para profissionais da Web como Webmasters e desenvolvedores sobre como evitar se tornar um Spammer. E o principal é ser mantido pelo CGI.br, o que dá mais credibilidade à iniciativa. Só falta mais um pouquinho de divulgação…

O endereço do site é http://www.antispam.br.

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.