15 de julho de 2006

Populares trocam Linux por Windows pirata

Segundo pesquisas dos próprios fabricantes, grande parte dos compradores de PCs populares financiados pelo Governo Federal através do programa PC Para Todos trocam o sistema operacional Linux, que deve vir instalado nestes computadores, pelo Windows, em menos de 3 meses após a compra.

Apesar de as empresas não revelarem, acredita-se que 98% dessas cópias do Windows são piratas, até mesmo se levar-mos em conta o preço do sistema da Microsoft, que pode chegar a 50% do preço PC.

Pessoalmente, fiz pesquisa com algums clientes, amigos e conhecidos que adquiriram PCs com Linux, sejam financiados pelo governo ou não. Praticamente 90% deles trocaram o Linux pelo Windows XP pirata e os outros 10% ou trocaram o Linux por um adistribuição melhor porque a que vem no PC “é um lixo” ou colocaram “dual-boot”, ou seja, é possível escolher entre Windows e Linux durante o boot.


Povão prefere Windows ao Linux.
Recentemente, um dos fabricantes autorizados do PC para todos vendeu um lote de máquinas com “dual-boot” Linux e Windows Starter Edition. A polêmica foi tanta que o governo decidiu enviar uma circular aos fabricantes autorizados, avisando que serão descredenciados os que venderem PCs com softwares não-livres.

Entre vender PC popular com Windows ou usar Windows pirata depois da venda, incentivando a pirataria, o governo deveria pensar menos na política e liberar o Windows, ou então, obrigar os fabricantes a colocar distribuições Linux mais eficientes, com aplicativos mais úteis nesses PCs.

Cá entre nós, como disse um amigo, “- essas distribuições são um lixo” não deveriam nem carregar o nome Linux…

0 comentários neste post

Postar um comentário

Atenção comentarista!
  • Todos os comentários serão rigidamente moderados;
  • Identifique-se! Comentários anônimos não são recomendados;
  • Comentários com três ou mais links serão removidos;
  • Comentários escritos em miguxês ou excesso de gírias serão removidos;
  • Comentários escritos com predominância de maiúsculas serão removidos;
  • Por favor, prove que você é coerente, educado e bem informado: conheça o restante do site, saiba quem somos, sobre o que, para quem e como escrevemos antes de comentar futilidades;
  • Respeite as opiniões dos autores e dos outros comentaristas. Seja breve e sem ofensas;
  • Escreva comentários relevantes e que contribuam de alguma forma para o bem da humanidade;
  • Não seja um inútil social. Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor.