
Ambiente de experimentação
Para fazer esta pesquisa, antes de cada aula montei no laboratório de montagem e manutenção, 4 computadores configurados para acessar a Internet livremente e coloquei a página institucional da escola como default.. Quando as cobaias (Oops!); os alunos chegaram pedi que formassem duplas e passei tarefas bem comuns para eles, tipo: colocar computador para funcionar, montar computadores, instalar Windows, etc.Em nenhum momento citei que os 4 computadores estavam disponíveis para uso deles. Apenas acessei um, logo no início da aula, para que eles percebessem que estavam funcionando e com acesso à Internet. Voltei para o meio da sala e me passei por distraído…
Resultados preliminares
A pesquisa foi feita com dois grupos de certificação em montagem e manutenção. Um já quase terminando e outra bem no meio do curso. Levando-se em conta que cada grupo tem em média 10 participantes, sendo apenas duas mulheres, obtive essas médias:- 8% dos homens nem se interessaram em mexer nos micros e continuaram suas tarefas;
- 4% dos homens mexeram nos computadores rapidamente, mas olhando pra mim, talvez com medo de estar fazendo o que não devia, depois voltaram às tarefas;
- 100% das mulheres mexeram nos computadores e acessaram o Orkut de cara;
- 50% dos homens foram pelo mesmo caminho;
- 35% dos homens acessaram um site de fotolog;
- 1% acessou um site de charges animadas;
- 30% acessou logo em seguida o seu e-mail;
- 10% responderam e-mails;
- 20% tentaram acessar o MSN, mas descobriram que estava bloqueado. Alguns me pediram para desbloquear!
- 1% acessou logo em seguida o site da novela “Rebeldes”;
- 85% dos que acessaram a Internet tinham dúvidas para executar as tarefas;
- 70% dos que acessaram a Internet não cumpriram as tarefas completamente;
- 100% dos que acessaram a Internet, chamaram os outros para ver alguma coisa inútil que acharam lá;
- 0% acessou algum site de conteúdo técnico para tentar resolver as tarefas ou por qualquer outro motivo.

- 20% fingiram voltar às tarefas;
- 15% continuaram com as tarefas sozinhos, sem o companheiro de dupla;
- 15% foram conversar algum assunto sem interesse do curso, abandonando as tarefas;
- 40% vieram reclamar comigo que a Internet estava ruim;
- 9,5% queriam sair do curso porque a Internet da escola é uma porcaria, cai toda hora;
- 0,5% saíram para beber água e não voltaram mais.
Conclusão
Os que realmente me preocuparam foram os 8% quem não se interessaram em acessar a Internet. Seriam eles os famosos excluídos digitais?Cada um que tire a sua, mas que a coisa está feia, está!
0 comentários neste post
Postar um comentário